Brasília, 23/04/25 – A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR), Gleisi Hoffmann, participou, nesta quarta-feira (23), do ato de entrega da proposta de emenda constritucional (PEC) da segurança pública feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional. O encontro também contou com as presenças do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, e dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.
A chamada PEC da Segurança Pública tem como objetivo organizar e dar eficácia ao Sistema Único de Segurança Pública, preservando competências federativas e operacionais. Além disso, permite a integração do trabalho das polícias no enfrentamento ao crime organizado e sua atuação interestadual e transnacional. Durante o ato de entrega, o presidente Lula destacou que, com a PEC, o governo federal toma para si a questão da segurança pública.
“O que nós queremos é dizer ao povo brasileiro que o governo federal assumiu definitivamente a responsabilidade de se colocar totalmente à disposição do Estado para que a gente possa cuidar da segurança do povo brasileiro e não permitir que o povo continue andando assustado em todas as ruas em todas as cidades dos estados brasileiros”, disse Lula.
Em seu discurso no encontro, o presidente da Câmara destacou a importância de o governo federal ter debatido o texto da PEC com as lideranças do Congresso, e assegurou que o tema será tratado de forma prioritária, e seguirá, agora, para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa.