Em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal, celebrado no dia 21, auditores fiscais da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda (Sefaz) receberam nessa sexta-feira, 19, uma homenagem em uma sessão solene promovida na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac). A data foi instituída nacionalmente em 2009 e tem como objetivo valorizar a atuação da categoria.
A cerimônia, conduzida pelo deputado Eduardo Ribeiro (PSD), foi realizada no plenário da Aleac e reuniu representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), do Sindicato do Fisco Estadual (Sindifisco), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e do Gabinete Civil.
Durante a sessão, foi ressaltada a relevância do trabalho desempenhado pelos auditores fiscais, profissionais responsáveis pela arrecadação de receitas e pela fiscalização do cumprimento das obrigações tributárias. Essa atuação garante ao Estado condições para investir em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
O secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, destacou a contribuição da categoria para a execução das políticas públicas. “Vocês devem ter muito orgulho da profissão que escolheram. O trabalho do auditor, muitas vezes, não é percebido pela população no dia a dia, mas é fundamental para assegurar a oferta de serviços públicos de qualidade no Acre. Parabéns a todos os auditores fiscais da Receita Estadual, que merecem esta e muitas outras homenagens”, afirmou.
A procuradora-geral do Estado, Janete Melo, representou o governador Gladson Camelí na solenidade e enfatizou o impacto da atividade para a sociedade. “Esta é uma data para reconhecer a dedicação, a competência e o compromisso daqueles que, com zelo e responsabilidade, atuam na fiscalização tributária e no fortalecimento da gestão pública.”
As funções de tributação, arrecadação e fiscalização são essenciais para o funcionamento da administração pública. Nesse cenário, o auditor fiscal exerce papel estratégico ao transformar a riqueza socialmente produzida em benefícios e melhorias que chegam à população.
O diretor de Administração Tributária e secretário adjunto da Receita Estadual em exercício, Israel Monteiro, reforçou a importância do retorno que o trabalho da categoria proporciona. “Nossa atividade é, primordialmente, assegurar os recursos pactuados com a sociedade, permitindo que o governo execute suas ações e garanta acesso gratuito aos serviços públicos”, explicou.
O presidente do Sindifisco, Nicolas Aurélio, também destacou a relevância da profissão. “Quem escolhe essa carreira sabe do seu papel para o funcionamento do Estado, cuja importância está reconhecida na Constituição Federal”, ressaltou.