A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, visitou nesta quinta-feira (22/05), no Rio de Janeiro, o prédio-sede do Consórcio Cristo Sustentável. A ministra foi recebida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, que apresentou os projetos sociais realizados para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na oportunidade, Padre Omar reiterou, em nome do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, o interesse comum na qualificação da experiência de visitação ao Alto Corcovado e na preservação do Parque Nacional da Tijuca, onde está localizado o Santuário Cristo Redentor, que recebe grande fluxo de visitantes. A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A ministra informou que estão sendo investidos R$ 75 milhões em obras no Alto Corcovado para estabilização de encostas e melhorias no sistema de drenagem de vias, como na Estrada das Paineiras, e na manutenção de contrafortes de sustentação do platô de visitação.
Estão sendo realizadas ainda obras de acessibilidade e melhorias em geral, que incluem a modernização de elevadores, hall de acesso, escadas rolantes e banheiros. Há também a implementação de projeto paisagístico e da coleta de lixo seletivo, além da revisão das pilastras de sustentação do estacionamento, entre outras ações.
No encontro, foi definido o retorno do comitê de acompanhamento das atividades do Alto Corcovado, com a retomada de reuniões regulares.
Estiveram presentes na visita o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, a secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Rita Mesquita, e a diretora de Manejo e Criação de Unidades de Conservação do ICMBio, Iara Vasco, entre outros representantes.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA