3ª Festa Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário celebra protagonismo da literatura e do artesanato em Salvador

Cultura

Foto: Divulgação

Com o tema “COM AMOR E MAESTRIA O ARTISTA E O ARTESÃO REINVENTAM A VIDA NA PERIFERIA”, a Festa Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário (FLESF) chega a sua terceira edição em 2025 e homenageia artistas, artesãos, escritores e poetas do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Durante toda a programação, serão promovidas rodas de conversa, oficinas de rimas, saraus, contação de histórias e pocket shows em celebração à literatura, arte, o artesanato e cultura identitária construída pelas personalidades negras que vivem no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A programação é gratuita e segue até o dia 29 de novembro.

Da Calçada a São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, tão conhecido pelas belezas naturais, o local é terreno fértil para criatividade empreendedora de jovens e adultos que fazem da arte a sua fonte de renda. Nomes potentes da literatura baiana como Jovina Souza, Lucas de Matos, Dejanira Rainha, Carol Adesewa, Anajara Tavares, Helena Nascimento, Majori Silva, Giovani Sobrevivente, Italva Cruz e Cláudio de Aguiar são alguns dos escritores confirmados na programação. A música, a poesia e o artesanato ficará por conta de artistas em expansão nacional como Duda Santhana, Mil Vinis, Felipe Uxê, Eddy Veríssimo, Oxóssi de La Rua, Shaft, Eduhraaper, Urubu X, Grupo Mariar, Dandara Rohrs, Raíssa Araújo, Carol e Coxa e Mc Mogli.

A Festa Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário (FLESF)2025 é uma idealização da escritora baiana Jovina Souza, em parceria com o Sarau do Agdá, Biblioteca Social Afro-Indígena Meninas do Subúrbio, Coletivo Água da Fonte, Galinha Pulando e Orí AiêLeituroteca. A ideia é aproximar os estudantes, professores, famílias e toda a comunidade da literatura e arte baiana e brasileira. Tudo ancorado na Lei 10.639/2013 para fortalecer vínculos entre arte e educação através de atividades lúdicas.

O evento conta com a parceria das Escolas Municipais do Subúrbio Ferroviário: Escolab Coutos; Escola Municipal Fernando Presídio, Escola Municipal Alto de Coutos; ABECQIM Ilha de Maré; Escola Municipal Padre Norberto; Escola Municipal Francisca de Sande e Biblioteca Social Afro-Indígena Meninas do Subúrbio.

MESAS TEMÁTICAS FLESF 2025

As Mesas Temáticas da Festa Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário de Salvador (FLESF) trarão temas relevantes a cada rodada de diálogo com a comunidade escolar e agremiações culturais do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Temas como: “Arte e Artesanato, qual a diferença?”, “A Arte e o Artesanato para o cuidado da mente e como meio de vida”, “O Valor da Obra de Arte do Artista e do Artesão não se discute”, “Cuidando e Contando Histórias”, “As Linguagens do Hip Hop”, “A Importância das Ilustrações para os Livros Infantis”, “ Os Saraus Poéticos”, “A poesia das Mulheres Negras”, “A Infância Negra na Literatura e com a Literatura”, “O Valor da Obra do Artista e do Artesão não se Discute Não”, além de Pocket Show de Rap, Hip Hop e Poesia Cantada.

O encerramento da Feira Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário (FLESF) será no sábado (29), a partir das 10h, nas instalações da Biblioteca Social Afro-indígena Meninas do Subúrbio, no bairro de Coutos, em Salvador. Na Biblioteca Social estão programados a distribuição de livros gratuitamente, além de apresentações de Rap, divulgação do projeto Sarau do Agdá com a presença da fundadora Jovina Souza, apresentação do Grupo Mariar, Bazar, Lançamento Coletivo de Livros e uma homenagem póstuma a Ailton Kamuru, artevista cultural, homenageado pela FLESF em 2025.

Programação de Abertura: Dia 25/11 (terça-feira)

Manhã: ESCOLAB Coutos

8h – Abertura: Boas-vindas à FLESF 2025 pelas Gestoras (Turno Matutino)

8h15 – Contação de Histórias com a pedagoga, escritora e artista da palavra Niní Kemba Náyò.

8h45 – Mesa: Arte e Artesanato. Qual é a diferença? Mediação: Lucas de Matos com a presença da atriz, poeta e professora Jeane Sánchez, da professora e pedagoga Conceição Mesquita e da artesã em crochê autoral Rosana Rainha.

10h00 – Oficina de Rimas para as Crianças com o rapper e arte-educador Urubu X, do compositor, cantor e poeta Eduhraaper e do poeta, escritor e pesquisador Bicha Poeta.

10h45- Sarau com as crianças da Escolab Coutos com a escritora, professora e co– fundadora da FLESF Dejanira Rainha.

11h15 – Pocket Show com Urubu X e Eduhraaper

Tarde: ESCOLAB Coutos

13h30 – Abertura: Boas-vindas à FLESF pelas Gestoras (Turno Vespertino)

13h45 – Mesa: A arte e o artesanato para o cuidado da mente e como meio de vida. Mediador: Lucas de Matos com a presença da atriz, poeta e professora Jeane Sánchez, da professora e pedagoga Conceição Mesquita e da artesã em crochê autoral Rosana Rainha.

15h15 – Sarau com as crianças da ESCOLAB Coutos com a presença da declamadora, atriz e modelo Duda Santhana e da declamadora, modelo e dançarina  Dandara Rhors.

15:45h – Pocket Show com Urubu X e Eduhraaper

Programação: Dia 26/11 (quarta-feira)

Manhã: ABCEQIM – Associação Beneficente Educacional e Cultural de Ilha de Maré

8h – Mesa: O valor da obra de arte do artista e do artesão não se discute não.

Mediação: Dejanira Rainha, com a pedagoga Selma Souza, a escritora e professora Renata Lima e convidado da região.

 

9h – Contação de história com Dejanira Rainha

10h00 – Pocket Show com Urubu X e Eduhraaper

Tarde: Escola Municipal Fernando Presídio

13:30hs – Mesa: Cuidando e Contando Histórias: A Literatura infantil e a capoeira como resgate da resistência do povo negro. Mediador: Cláudio Aguiar, com a escritora Helena Nascimento, a pedagoga Gedalva Neres e o capoeirista Manezinho.

14h30hs – Contação de História com professora Sílvia Roberta.

15:30h – Pocket Show com Raíssa Araújo

Programação: Dia 27/11 (quinta-feira)

MANHÃ – Escola Municipal Francisca de Sande

8:30h – Mesa: As linguagens do Hip Hop: Uma conversa com quem entende de arte.

Mediação: Jovina Souza, com Mogly MC e a multiartista Bruna Bastos.

8:30h – Contação de História: com as escritoras Dejanira Rainha e Larissa Reis

9h30 – Batalha de Rimas com MC Eduhraaper 

10h – Contação de História com Rita Pinheiro

11h – Pocket Show com Carol Paranhos e Professor Coxa de Galinha

TARDE – Escola Municipal Francisca de Sande

13:30h – Mesa: A Importância das Ilustrações para Os Livros Infantis. Mediação: Jovina Souza, com o ilustrador Alisson Costa e a escritora Majori Silva

13:30h – Contação de História: Dejanira Rainha e Larissa Reis

15h00 – Batalha de Rimas: Urubu X e Eduhraaper

15:30h – Contação de História: Rita Pinheiro 

16h00 – Pocket Show com Carol Paranhos e Professor Coxa de Galinha

NOITE – Escola Municipal Francisca de Sande

19:00h – Mesa: Os Saraus Poéticos: Uma Possibilidade aos Artistas Negros e as Artistas Negras. Mediação: Valdeck Almeida, com a escritora Jovina Souza, e as poetas Italva Cruz e Dona Elci

20:00h – Pocket Show conduzido por Mil Vinis

Programação: Dia 28/11 (sexta-feira)

MANHÃ – Escola Municipal Alto de Coutos

8h – Mesa: A poesia das Mulheres Negras. Mediação: escritora Anajara Tavares, com a professora Jovina Souza, a coordenadora pedagógica Geinara Alves e a escritora Sophia Braga

9:30hs – Oficinas com: Carol Adesewa (plantio), Geinara Alves (teatro), Eduhraaper (rima) e Ananda Santana (Grafite).

 

10:30h – Música. Pocket Show com MC Mogly

TARDE – Escola Municipal Alto de Coutos

13:30h – Mesa: A Infância Negra na Literatura e com a Literatura. Mediação: escritora Anajara Tavares, com a escritora Taísa Ferreira, a professora Gesigleid Almeida, e as pedagogas Ana Cristina Guimarães e Josy Mota

15h – Oficinas: Raphael Paranhos (Vídeo), Manezinho (Capoeira), Aline Janaina (Teatro) e Ananda Santana (Grafite)

16h – Pocket Show com MC Mogly

NOITE – Escola Municipal Padre Norberto

19:00h – Mesa: O Valor da Obra do Artista e do Artesão Não se Discute Não. Mediação: escritor Cláudio Aguiar, com poeta Giovane Sobrevivente, a multiartistas Eddy Veríssimo, a artesã Rosana Rainha e poeta Fabrícia de Jesus.

20:00h – Ciranda + Documentário “Narrativas da maré”, com Suane Lima.

Programação: Dia 29/11 (sábado) – Biblioteca Social Afro-indígena Meninas do Subúrbio

9h – Em Frente a Biblioteca Social Afro-indígena Meninas do Subúrbio:

– Bolo, Fé e Café

– Distribuição de Livros Gratuitamente: Pegue, Leve e Deixe Ir.

– Show de RAP – Sheft

– Ana Gleide (Voz e violão)

– Bazar por Quase Nada

– Divulgação do Sarau do Agdá

– Pocket show com Fábio Haendel

14:00- Lançamento Coletivo de Livros – Tradução em Libras: Eurides Nascimento

Abertura com o grupo Mariar

14:30- Mesa de Homenagem póstuma a Ailton Kamuru, com Michele Kamuru e Oxossi de la Rua.

15h – Lançamentos de livros

Mediação: Dejanira Rainha, com Valdeck Almeida (Memórias do inferno brasileiro), Cláudio de Aguiar (Pretas palavras) e Bárbara Ramos (O príncipe Akili e os mistérios da terra).

16h – Sarau do Agdá com Jovina Souza

17h – Pocket Show de RAP com Felipe Uxê

A Festa Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário de Salvador – FLESF 2025 foi contemplada nos Editais Lia da Silveira – PNAB – Edital nº 05/2024, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

SERVIÇO

Período: 25 a 29 de novembro de 2025
Locais: Escolas Municipais do Subúrbio Ferroviário: EscolabCoutos; Escola Municipal Alto de Coutos; Escola Municipal Fernando Presídio, Associação Cultural e Educacional Bordadeiras Quilombolas da Ilha de Maré (ABECQIM); Escola Municipal Padre Norberto; Escola Municipal Francisca de Sande e Biblioteca Social Afro-Indígena Meninas do Subúrbio.

Evento Gratuito
Tema: “COM AMOR E MAESTRIA O ARTISTA E O ARTESÃO REINVENTAM A VIDA NA PERIFERIA”
Mais informações e programação completa nas redes oficiais: @flesf_2025