Giro Brasil: confira as conferências municipais da semana

Geral
Nem mesmo os feriados recentes atrapalharam e as conferências municipais das cidades seguem em atividade pelo Brasil. Passo fundamental na preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, as etapas reúnem a sociedade civil e o poder público em prol de cidades melhores, promovendo o debate e a formação de propostas sobre políticas urbanas eficientes para o desenvolvimento de municípios mais inclusivos, democráticos, sustentáveis e com justiça social. 
 
Apesar da semana passada ter sido curta, em razão da celebração da Páscoa, o engajamento segue aumentando em diversas regiões do país. Entre os dias 14 e 16 de abril, foram realizadas as conferências de municípios como Rio Preto, em São Paulo, Schroeder, em Santa Catarina, e Iguaba Grande, no Rio de Janeiro. 
 
“O município é a menor célula administrativa do país e é responsável por gerenciar os interesses e necessidades locais de sua população. Por isso, as conferências municipais são cruciais para o desenvolvimento das cidades, pois permitem a participação cidadã, fomentam a transparência e a responsabilidade na gestão pública, contribuem para a elaboração de políticas públicas eficazes e promovem a colaboração entre diferentes setores, incluindo governo, empresas e organizações não governamentais”, disse o diretor do departamento de Desenvolvimento da Cidade e do Interior de Iguaba Grande, Douglas Barbosa. 
 
A agenda da nova semana está ainda mais movimentada, inclusive com a realização da conferência em capitais, como São Paulo, em 26 e 27 de abril, e Curitiba, entre os dias 24 e 26 do mês. Ainda estão marcados os encontros de Alagoinhas (BA), Boquim (SE), Foz do Iguaçu (PR), Santo André (SP) e mais. 
 
Imagem da plateia no auditório
Municípios tem até 30 de junho para a realização das conferências. Foto: Iguaba Grande/Divulgação

As conferências municipais podem ser feitas até 30 de junho, enquanto as estaduais têm como prazo máximo 31 de agosto e a fase nacional será em outubro, em Brasília. 

As etapas que precedem a Conferência Nacional das Cidades servem para consolidar as propostas feitas pela sociedade civil para desenvolver as políticas públicas urbanas. A fase nacional coloca em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. 
 
Apesar de todos os estados, inclusive o Distrito Federal, já terem convocado as suas conferências, nem todos possuem a data do evento agendada. A situação é ainda mais crítica em nível municipal, onde os novos gestores, empossados recentemente, ainda precisam se apropriar do processo e sua importância para organizar as conferências nos municípios. 
 

Veja aqui como realizar uma conferência municipal na sua cidade e o recado sobre as novas datas. 

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades