O Ministério da Educação (MEC) sediará, na segunda-feira, 12 de maio, às 10h, a cerimônia de abertura da 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada entre 12 e 18 de maio. Organizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) do Ministério da Fazenda, que preside o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), a iniciativa reúne instituições públicas, privadas e comunidade escolar para compartilhar conteúdos, estimular bons comportamentos e construir, desde cedo, o conhecimento necessário para que todos os brasileiros tomem decisões financeiras informadas.
O tema central deste ano será “Educação financeira para crianças e jovens: preparando a sociedade para escolhas conscientes”. Também realizado na sede do MEC, às 14h, um painel discutirá educação financeira, vulnerabilidade socioeconômica e seguros inclusivos.
A pasta promoverá e participará de atividades ao longo da programação. Na terça-feira, 13 de maio, a Coordenação-Geral de Estratégia da Educação Básica participará do webinário “Construindo Futuros: uma Mobilização pela Educação Financeira no Brasil”. Além disso, a área realizará mobilização com os coordenadores da política de educação financeira do MEC, que, por sua vez, executarão atividades e eventos em seus territórios, envolvendo gestores, docentes e estudantes.
ENEF – Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF dialoga com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída pelo Decreto Nº 10.393/2020, e com a política de educação financeira do MEC. O encontro reúne diversas iniciativas gratuitas em todo o Brasil, com foco em preparar crianças, adolescentes e jovens para uma vida financeira mais consciente.
O MEC é um dos órgãos e entidades que integram o FBEF, juntamente com o Banco Central do Brasil; a Comissão de Valores Mobiliários; a Superintendência de Seguros Privados; a Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia; a Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia; a Superintendência Nacional de Previdência Complementar; e a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação