O reforço do diálogo multilateral do Brasil com outros países para promover o desenvolvimento turístico sustentável e inclusivo foi o objetivo da participação da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, no Fórum Mundial do Turismo 2025 de Praga, iniciado na última segunda-feira (12.05). Promovido pela ONU Turismo e o Governo da República Tcheca, o evento discutiu pautas como o fomento à inovação e ao uso de tecnologias no setor.
Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, Ana Carla Lopes reiterou a disposição de cooperar por avanços. “Estamos determinados a aprofundar o diálogo e a explorar novos caminhos de cooperação técnica e econômica. O Brasil está pronto para contribuir ativamente para uma agenda global do turismo que seja inovadora, inclusiva, responsável e centrada em pessoas”, frisou Lopes, lembrando que o tema será foco da COP30 de 2025, em Belém do Pará (PA).
Ana Carla também ressaltou esforços do Brasil voltados ao fomento da inovação no turismo. “Todos os anos, o Ministério do Turismo organiza o Prêmio Nacional do Turismo, que reconhece iniciativas de destaque em todo o ecossistema turístico — especialmente nas áreas de tecnologia e criatividade. E nos surpreendemos, ano após ano, com a engenhosidade e dedicação dos agentes do turismo brasileiro”, expôs a secretária.
Lopes defendeu ainda impulso ao nomadismo digital, que têm forte tendência de alta. “Brasil e República Tcheca têm feito avanços significativos nesse campo. A República Tcheca se consolida como um dos países europeus mais receptivos a nômades digitais — com infraestrutura robusta e políticas de visto eficazes —, e o Brasil registrou alta de 40% nos pedidos de visto para este segmento desde o lançamento de seu próprio marco regulatório, em 2022”, disse Ana Carla.
Ações para estimular o turismo sustentável e inclusivo foram outro ponto abordado pela secretária, que, ao longo da agenda, também se reuniu com representantes de diversos países em Praga. Lopes citou a revisão da Lei Geral de Turismo, que trouxe novas ferramentas de governança, e a construção coletiva do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Sob o tema “Moldar o futuro do turismo através da inovação, da tecnologia e do talento”; o evento na República Tcheca reuniu representantes de governos, especialistas do setor turístico, empreendedores e gestores de estados-membros da ONU Turismo. Os painéis do evento abrangeram assuntos a exemplo de inteligência artificial, responsabilidade social, educação e atração de talentos ao turismo, além de aspectos ambientais do ramo.
COOPERAÇÃO – A República Tcheca ocupa atualmente a 2ª Vice-Presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, colegiado liderado pelo ministro Celso Sabino ao longo de 2025. O Brasil já abriga, no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro Escritório da ONU Turismo para as Américas e o Caribe. Fruto de esforços do governo federal com vistas à ampliação da presença internacional do país no cenário global, a unidade serve como um polo de articulação regional, buscando atrair turistas, eventos e investimento ao setor.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo