Sob a presidência pro tempore do Brasil, o Foro Ibero-Americano de Vice-Ministros e Altas Autoridades de Cultura, realizou reunião informal durante a Missão Iberoamericana de Economia Criativa, realizada no Itaú Cultural, em São Paulo, nesta quarta-feira (14). O encontro teve como pautas o fortalecimento da economia criativa na região e a apresentação da agenda de ações em 2025.
O secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC) e atual presidente do grupo, Márcio Tavares, conduziu os trabalhos. Ele destacou a importância do intercâmbio de experiências para o desenvolvimento dos setores culturais e criativos nos países membros. “A presidência brasileira do Foro Ibero-Americano de Cultura reforça nosso compromisso com a valorização da diversidade cultural e o fomento à economia criativa como vetor de desenvolvimento sustentável. Este encontro é uma oportunidade ímpar para alinharmos estratégias e impulsionarmos iniciativas conjuntas que beneficiem toda a comunidade ibero-americana”.
A reunião contou com a participação presencial e virtual de vice-ministros e altas autoridades de cultura de países como Bolívia, Costa Rica, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e República Dominicana. Representantes da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) também estiveram presentes, reforçando a parceria estratégica da organização com o Foro.
Os participantes tratara dos desafios e oportunidades para a cultura na Ibero-América. Todos se comprometeram com a unidade de uma agenda em comum em prol da economia criativa na região. O secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero, enviou uma mensagem em vídeo reforçando o compromisso da organização com as pautas do Foro.
Rafael Callou, diretor-Geral de Cultura da OEI, apresentou as atualizações das ações no âmbito de 2025, que incluem, além da Missão de Economia Criativa, investigações e espaços para apresentação do relatório sobre Políticas Públicas de Livro, Leitura e Escrita, um curso sobre inovação e liderança cultural na Ibero-América.
A diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura do MinC, Andrea Guimarães, apresentou aos integrantes do Foro como será o funcionamento do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) com um enfoque ibero-americano. A previsão é que o evento ocorra em dezembro próximo.
Os integrantes acordaram ainda sobre a coleta de informações para a elaboração de uma posição ibero-americana a ser levada ao Mondiacult, em Barcelona, em setembro de 2025.
Fonte: Ministério da Cultura