Ministério do Turismo e BID abrem seleção para empresas contribuírem com o planejamento do turismo sustentável no Baixo Tapajós

Turismo

O Ministério do Turismo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está selecionando empresas interessadas em revisar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) da Região do Baixo Tapajós. O objetivo do plano é estabelecer diretrizes atualizadas para impulsionar o turismo sustentável nos municípios de Santarém e Belterra, no estado do Pará.

Reconhecida pelo alto potencial turístico, a região oferece experiências genuinamente amazônicas, com forte integração entre comunidades locais e o meio ambiente. Entre os atrativos, destacam-se praias de água doce, atividades náuticas, artesanato e uma gastronomia premiada.

A atualização do plano prevê um diagnóstico completo da situação atual e a elaboração de estratégias alinhadas às novas dinâmicas do setor e à realidade local. A proposta baseia-se em dados atualizados, diretrizes governamentais, responsabilidade socioambiental e, sobretudo, na participação ativa das comunidades locais e tradicionais.

“Essa ação, liderada pelo Ministério do Turismo, vai beneficiar diretamente o povo e as raízes da região, valorizando culturas e saberes tradicionais, promovendo o turismo cultural e comunitário. Além disso, tem enorme potencial de gerar e distribuir renda, estimular novos negócios, melhorar a infraestrutura local e, sempre, preservar o meio ambiente e a sustentabilidade da atividade turística”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A iniciativa, que será coordenada pelo BID, terá como pilares a participação ativa das comunidades tradicionais envolvidas (ribeirinhos, indígenas e quilombolas da região); a compreensão da realidade local dos municípios; uma metodologia de validação coletiva e abordagem territorial integrada e sustentável.

“Os dados e estratégias gerados pela consultoria serão fundamentais para a construção de um diagnóstico e planos de ação realistas, integrados, inclusivos e benéficos para toda a região”, reforçou o ministro.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Podem se candidatar empresas de consultoria de países membros do BID, bem como consórcios ou joint ventures com experiência comprovada nas seguintes áreas:

• Planejamento turístico sustentável
• Diagnóstico territorial e socioeconômico
• Governança interinstitucional
• Desenvolvimento de estratégias de turismo sustentável

COMO PARTICIPAR?

Empresas interessadas devem se inscrever até o dia 30 de maio, às 18h (horário de Brasília), exclusivamente pelo Portal BEO do BID, AQUI.  (Seleção RG-T4102-P002).

A REGIÃO

O Baixo Tapajós, que abrange os municípios de Santarém e Belterra, está estrategicamente localizado entre Belém e Manaus, no coração do Rio Amazonas. A região se destaca pela rica diversidade cultural e natural, com forte presença de etnias indígenas, tradições como a festa do Sairé, o artesanato tapajônico e a culinária amazônica, além de paisagens marcadas pela Floresta Amazônica, Cerrado e grandes bacias hidrográficas.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo