O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a Portaria SNTEP/MME nº 2.938 que reconhece a alternativa de conexão da Usina Presidente Vargas (UPV) à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa decisão, publicada no dia 7 de maio, atende pedido da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para a unidade de Volta Redonda (RJ), que contará com uma planta de hidrogênio verde. A medida também colabora com outros projetos da CSN relacionados à eficiência e transição energética, suportando a competitividade e descarbonização da usina.
De acordo com a portaria, a proposta atende ao critério de mínimo custo global, ou seja, é a alternativa mais econômica, considerando tanto os investimentos nas instalações quanto os custos de perdas elétricas ao longo do tempo. Além disso, é compatível com o planejamento da expansão do setor elétrico para um horizonte mínimo de cinco anos.
Na Chamada Pública de HUbs de H2 para descarbonização da indústria nacional, promovida pelo MME, a CSN apresentou o projeto de HUB, H2orizonte Verde, a ser implantado na Usina Presidente Vargas – incluída nesta proposta de fornecimento de energia. A iniciativa está entre os 12 classificados. (Saiba mais)
Etapas para conexão à Rede Básica
Conforme estabelecido no Decreto nº 5.597/2005, o reconhecimento pelo MME é a primeira etapa para que grandes consumidores, como a CSN, possam solicitar conexão direta à Rede Básica (rede de transmissão em tensão igual ou superior a 230 kV). O processo envolve também outras instituições, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A conexão estará sujeita à disponibilidade sistêmica e aos estudos específicos conduzidos no momento da avaliação do Parecer de Acesso, por parte do ONS.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn