O ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu nesta terça-feira (20/05), em Brasília, com representantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Participaram do encontro os secretários estaduais de Turismo de oito estados da região, além do governador do Piauí, Rafael Fonteles, presidente do Consórcio. A reunião teve como foco o avanço de pautas estratégicas para o desenvolvimento do turismo nordestino.
Durante a agenda, foram debatidos temas como aviação civil, promoção de destinos, atração de investimentos, qualificação profissional e linhas de financiamento. As demandas foram apresentadas pelos secretários que reforçaram o potencial de uma ação integrada para impulsionar o setor na região.
Um dos destaques foi a proposta de criação da Marca Nordeste, iniciativa que visa promover de forma unificada os destinos da região em grandes eventos nacionais e internacionais, além de ampliar a presença do Nordeste nos mercados do Sul e Sudeste do país, principais destinos emissores. Para o ministro Celso Sabino, a articulação entre os estados é essencial para transformar o potencial turístico da região em resultados concretos.
“O Nordeste é uma das regiões mais ricas culturalmente e com maior vocação para o turismo no Brasil. Fortalecer a integração entre os estados é uma forma de apresentar essa riqueza de forma ainda mais estratégica e competitiva, ampliando a visibilidade da região nos principais mercados turísticos aqui e lá fora”, afirmou o ministro.
Com uma extensa faixa litorânea, patrimônio histórico e cultural únicos, gastronomia reconhecida e diversidade natural que vai de dunas, praias e chapadas, o Nordeste é hoje uma das principais portas de entrada de turistas no Brasil, tanto no mercado doméstico quanto internacional.
Além disso, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, reforçou a importância do financiamento para estados e municípios com recursos do Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Atualmente o Ministério do Turismo está com edital aberto para seleção de instituições financeiras interessadas em atuar como agentes do Fungetur. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para empreendimentos turísticos em todo o Brasil, com ênfase em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
Os interessados podem acessar o edital AQUI.
STOPOVER – O ministro também destacou a importância da oferta de voos com possibilidade de “stopover” na Região Nordeste — modalidade que permite ao viajante conhecer uma cidade intermediária sem custo adicional antes de seguir para o destino final. Segundo Sabino, o incentivo a esse tipo de operação, em articulação com as companhias aéreas, pode aumentar significativamente o fluxo turístico nos estados nordestinos.
Por Fabio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo