A Comissão de Combate às Desigualdades (CCD) do Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável da Secretária de Relações Institucionais da Presidência da República (Conselhão), manifesta sua solidariedade a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Vera Lúcia Santana Araújo, em função do constrangedor episódio de racismo de que foi vítima durante o 25º Seminário Ética na Gestão, bem como manifesta total e irrestrito respeito a sua trajetória.
Atos dessa natureza são inaceitáveis e representam uma afronta à dignidade humana, aos princípios constitucionais e aos valores que sustentam o Estado democrático de direito. Os esforços da CCD no combate à discriminação racial ocorrem desde sua criação em 2023 e se sustentam sobre o propósito do combate ao racismo como estratégia de combate às desigualdades sociais.
Reconhecemos a grandeza da Ministra Carmen Lucia e do Advogado Geral da União, Jorge Messias, que tão logo souberam do episódio iniciaram tratativas de desagravo a Ministra Vera Lúcia Santana Araújo. Nós do CDESS/SRI reafirmamos nossa confiança de que um trabalho árduo tem sido feito, inclusive pela AGU, para que nunca mais pessoas sejam constrangidas e discriminadas em função do racismo. Reafirmamos nossa confiança nas instituições e seguimos trabalhando para um país mais justo e equânime.