Representantes das secretarias estaduais de Agricultura e Meio Ambiente, instituições de pesquisa e extensão, universidades e demais atores que compõem o Grupo Gestor Estadual (GGE) do Plano ABC+ no Maranhão, participaram nessa terça-feira (20) do treinamento realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O evento tem como finalidade ampliar a capacidade técnica de planejamento e monitoramento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor de resíduos da produção animal, com base no uso da ferramenta ABC+Calc, que permite transformar dados técnicos em informações estratégicas e gerenciar a tomada de decisão tanto do setor público quanto do setor privado.
Essa ferramenta traduz, em números, o avanço das políticas públicas e da atuação do setor produtivo, evidenciando seu papel na produtividade agropecuária e, consequentemente, na redução das emissões de gases de efeito estufa, além do aumento da resiliência frente às mudanças do clima.
Durante o encontro, os participantes receberam informações atualizadas sobre o Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA), incluindo aspectos técnicos e de mercado das tecnologias envolvidas e como essas soluções contribuem para a redução das emissões de metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) no contexto do Plano ABC+.
As atividades de capacitação do MRPA marcam o início das atividades com os GGEs no projeto Integrando a Mitigação de Metano nas Estratégias Nacionais de Agricultura, iniciado em 2024 com apoio da Climate & Clean Air Coalition.
De acordo com o diretor substituto do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros), Rodrigo Dantas, os treinamentos representam um passo decisivo na continuidade da implementação efetiva do Plano ABC+ nos estados. “Ao integrarmos os benefícios técnicos da ferramenta ABC+Calc com a aplicação prática no MPRA, fortalecemos a eficiência produtiva, a capacidade de adaptação e planejamento das ações de mitigação nos territórios, trazendo com isso mais benefícios para o produtor.”, completou Dantas.
Os treinamentos já foram realizados em Florianópolis (SC), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Em maio, as atividades tiveram iniciaram por Campo Grande (MT), no dia 6/5, seguido de Cuiabá no dia 8/5. Os próximos eventos acontecerão em Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Salvador (BA), nos dias 22, 26 e 28 de maio, respectivamente.
O que é o ABC+Calc
A ABC+Calc é uma calculadora desenvolvida no âmbito do projeto Integrando a Mitigação de Metano nas Estratégias Nacionais de Agricultura, desenvolvida pelo Mapa em parceria com a Embrapa Suínos e Aves e o Instituto 17, com o objetivo de apoiar o planejamento e o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário.
A ferramenta permite estimar as emissões de metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) associadas ao Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA), considerando as principais cadeias produtivas: suínos, aves, bovinos de corte e de leite.
Ela organiza os dados, aplica metodologias reconhecidas internacionalmente e fornece suporte técnico para que os estados possam definir metas e acompanhar resultados no contexto do Plano ABC+.
Plano ABC+
O Plano ABC+ é uma política pública única em seu escopo, abrangência e alcance, que promove o engajamento ativo do setor produtivo e da sociedade, integrando produtividade, adaptação e mitigação efetiva, ao cenário da agropecuária brasileira.
Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br