Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, nesta quarta-feira (28), de encontro com empresários e investidores italianos apresentando oportunidades de parcerias público-privadas (PPPs) em projetos estratégicos do Governo Federal. A reunião foi realizada entre o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares, e representantes da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República e da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM).
O encontro é um desdobramento do Benchmarking Internacional Saneamento e Resíduos Itália–Portugal, ocorrido no final de abril deste ano, que reuniu autoridades do governo brasileiro, representantes de agências reguladoras, instituições financeiras e operadores internacionais do setor — incluindo bancos que já atuam no Brasil. O objetivo foi oferecer garantias para a operação de projetos, como os de perímetros irrigados.
O secretário Eduardo Tavares reforçou o compromisso do MIDR em estruturar soluções viáveis para os municípios brasileiros. “Políticas como o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS), voltadas à modelagem de concessões e parcerias público-privadas, podem ser um grande diferencial. Contribuem para transformar essa agenda, que é tão urgente e importante para o país, em projetos estruturados, com viabilidade técnica, jurídica e econômica”, concluiu.
Financiamento de projetos de concessão
Entre as opções apresentadas, o diretor de parcerias com o setor privado do MIDR, Denilson Campello, destacou o FEP/CAIXA, um fundo rotativo com recursos federais no valor de R$ 295 milhões, destinado ao financiamento de projetos de concessão e PPPs de estados e municípios. Ele também citou o FDIRS, fundo com patrimônio de R$ 1 bilhão em recursos federais, criado para estruturar concessões e parcerias, bem como constituir garantias que contribuam para a segurança e viabilidade dos projetos, além dos fundos constitucionais.
O Brasil e a Itália são países que historicamente desenvolveram intensos intercâmbios culturais e econômicos. A oportunidade de novas parcerias evidencia a complementaridade entre o know-how tecnológico da Itália e as necessidades estruturais brasileiras, criando oportunidades de cooperação em setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável.
Outras Notícias:
Ministro Waldez Góes anuncia expansão do Defesa Civil Alerta para o Nordeste
Fomento ao setor apícola é tema do podcast da semana
Projetos de energia renovável no Nordeste impulsionam desenvolvimento com apoio do FDNE
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional