Em ato que envolveu cuidado e promoção de autonomia econômica às mulheres do Vale do Juruá, na tarde desta segunda-feira, 2, em Cruzeiro do Sul, foi realizada a certificação de 12 concludentes do curso profissionalizante de manicure e pedicure, promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Turma foi contemplada pelo programa Impacta Mulher. Foto: Marcos Santos/SecomA iniciativa visa capacitar meninas e mulheres em vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica, fornecendo meios para que possam se profissionalizar, romper ciclos de violência e reconstruir suas vidas.
Ação envolveu alunas e equipe multidisciplinar da Semulher. Foto: Marcos Santos/SecomA aluna Tainar Menezes ressaltou a importância da iniciativa: “O sentimento é de gratidão à Semulher e também à equipe do Senac. A gente está realizando o sonho de receber um certificado e se qualificar profissionalmente. A gente aprendeu coisas muito importantes na área de manicure e pedicure e na utilização dos materiais; eu não não tinha nenhum conhecimento na área e agora estou bem apta a trabalhar e dar continuidade nesta jornada, que é importante tanto para mim quanto para as demais colegas”.
Tainar Menezes: “Agora estou bem apta a trabalhar e dar continuidade nesta jornada”. Foto: Marcos Santos/SecomO curso, que teve duração de oito semanas, foi ministrado pelo Senac. Além da qualificação profissional, as mulheres também contaram, por parte da Semulher, com palestras sobre feminicídio zero, para identificar e saber eliminar qualquer tipo de violência sofrida.
Durante certificação, servidoras da Semulher promoveram uma palestra sobre feminicídio zero. Foto: Marcos Santos/SecomRepresentando a Semulher, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Brasileira do Juruá (Cram) do Vale do Juruá, a psicóloga Ane Monteiro destacou: “Nosso sentimento é de gratidão e de dever cumprido, ao impulsionar essas mulheres para o mercado de trabalho, reafirmando cada vez mais o compromisso do governo do Estado de levar políticas públicas para as mulheres”.
Psicóloga da Semulher, Ane Monteiro acompanhou a ação de certificação. Foto: Marcos Santos/SecomA ministrante do curso, Vanete Lima, detalhou aspectos da formação: “É um curso em que elas aprendem não só técnicas básicas, mas, também a sustentabilidade, como fazer kits de manutenção para futuras clientes, técnicas de tratamento podal, produção de sais e hidratantes, consequentemente aprendem a empreender o próprio negócio e já saem totalmente capacitadas para o mercado de trabalho”.
Vanete Lima é orientadora educacional do Senac. Foto: Marcos Santos/SecomO Impacta Mulher é um programa que tem como público-alvo meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica. O governo investiu mais de R$ 600 mil, em 2025, em cursos que vão desde a área da beleza até a gastronomia, e o objetivo é alcançar todos os municípios. Desde a sua implementação, o programa já alcançou 11 municípios e mais de 700 mulheres, levando mais oportunidades e qualidade de vida.


Foto: Marcos Santos/Secom
Foto: Marcos Santos/Secom
Foto: Marcos Santos/Secom
Foto: Marcos Santos/Secom
Foto: Marcos Santos/Secom
Foto: Marcos Santos/Secom