O município de Timon, no Maranhão, vai receber um importante equipamento público voltado ao esporte, lazer e inclusão social. Nesta quinta-feira (26), o ministro do Esporte, André Fufuca, assinou a ordem de serviço que autoriza o início da construção do Centro Esportivo Comunitário na cidade. A obra está inserida no âmbito do Programa Novo PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade.
“Obras como essa reforçam o compromisso do Ministério do Esporte e do presidente Lula. Onde hoje é um espaço de areia, será um espaço esportivo para quem mais precisa, um instrumento de transformação social para a população de Timon. E, em breve, o nosso próximo passo é trazer também um Núcleo do TEAtivo para o município”, afirmou o ministro André Fufuca durante a assinatura.
A iniciativa, que será erguida no bairro Residencial Novo Tempo, vai muito além da entrega de uma nova infraestrutura. O novo espaço será acessível a toda a população do município. A proposta é garantir acesso igualitário às instalações e às atividades oferecidas, assegurando que o esporte e o lazer cheguem a todos os timonenses, em especial àqueles em situação de vulnerabilidade social.
“Essa é uma conquista que vai garantir mais lazer, mais esporte e mais dignidade para a nossa população, especialmente para a juventude que sonha com um futuro. Era uma necessidade da nossa cidade”, disse o prefeito de Timon, Rafael Brito.Segundo a prefeitura, a nova estrutura beneficiará milhares de moradores do residencial, que conta com duas mil unidades habitacionais
Centros Esportivos Comunitários
Os Centros Esportivos Comunitários são equipamentos públicos de uso múltiplo, instalados em áreas de vulnerabilidade social, critério definido com base em índices e indicadores oficiais. Neles, serão ofertadas atividades físicas, esportivas e de lazer para pessoas de todas as idades.
A infraestrutura prevista inclui campo society com grama sintética (30m x 50m), quadra 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação moderna. Além disso, os centros contarão com mobiliário público voltado ao fortalecimento dos laços comunitários e ao incentivo a uma vida mais ativa e saudável. O investimento previsto é de até R$ 1,5 milhão por unidade.
Assessoria de Comunicação – Minstério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte