O Ministério da Cultura (MinC) discutiu durante a segunda edição do Noronha2B – Film Commission Forum (N2B), nesta segunda-feira (30), em Fernando de Noronha (PE), a importância das respectivas comissões para o audiovisual brasileiro. Representaram a Pasta, o secretário-executivo, Márcio Tavares, e a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Márcio definiu o evento como um marco para a consolidação da rede de Film Commissions no Brasil, enfatizando que essa iniciativa representa um desafio fundamental para completar as políticas públicas que organizam o ecossistema audiovisual nacional.
“O desafio da instituição de uma Film Commission está em completar as políticas públicas que organizam esse ecossistema e que possibilitam que a gente tenha um desenvolvimento industrial para o setor”, afirmou.
O secretário ressaltou que quando se fala de desenvolvimento industrial, não se refere apenas aos grandes players do mercado, mas contempla toda a cadeia produtiva.
A visão reflete a política do MinC de nacionalizar recursos sem prejudicar polos consolidados, buscando equilíbrio. Márcio destacou a dupla função das Film Commissions no cenário nacional: atrair investimentos estrangeiros e fortalecer as produções nacionais. “As Film Commissions são importantes tanto para atrair investimento estrangeiro – isso é real e nós queremos que o Brasil seja um país com capacidade de atração de produções internacionais, amigável para receber”, declarou.
Além da atração de produções estrangeiras, as Film Commissions desempenham papel fundamental no fortalecimento das produções nacionais. O objetivo é integrar o Brasil às redes internacionais de Film Commissions, ao mesmo tempo, em que se desenvolve e fortalece o ecossistema audiovisual doméstico.
“O Brasil tem experiências muito exitosas de Film Commission, que é uma política de Estado que organiza, dinamiza e potencializa vocações regionais. Estamos falando de geração de emprego, desenvolvimento local e visibilidade para talentos em todas as regiões do Brasil, e o MinC não poderia estar fora desse debate. Tem sido um debate muito rico e espero estar aqui ano que vem, debatendo já no âmbito da Film Commission criada”, afirmou a secretária Joelma Gonzaga.
A participação do MinC no N2B – Film Commission Forum ocorre em um momento de reconstrução da infraestrutura cultural brasileira. O setor audiovisual vive atualmente o maior ciclo de investimentos de sua história através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com conquistas importantes como a retomada da cota de tela e a aprovação do marco regulatório dos games. O ano de 2025 é considerado crucial para a regulamentação do Video on Demand (VOD) e a consolidação da Film Commission Nacional, representando um passo importante na política industrial do audiovisual que engloba produção, infraestrutura, distribuição, comercialização e internacionalização.
Fonte: Ministério da Cultura