MEC participa de debate sobre monitoramento de metas da educação

Educação

O Ministério da Educação (MEC) participou, na terça-feira, 8 de julho, de uma audiência pública promovida pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) da Câmara dos Deputados. O encontro discutiu avaliação, fiscalização, monitoramento de metas e responsabilização dentro do plano. A audiência pública foi transmitida pela TV Câmara. 

“O plano enviado contém diretrizes, objetivos e metas, e avança na definição de mecanismo de governança, monitoramento e avaliação, prevendo instâncias tanto de participação social quanto de cooperação federativa”, explicou o secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do MEC, Gregório Durlo Grisa.  

Haverá uma instância permanente de acompanhamento do PNE, com ampla participação das entidades e que deverá ser reforçada com o Sistema Nacional de Educação (SNE). As metas do PNE servirão como insumo para a estruturação e funcionamento do SNE”, completou o secretário. 

A Comissão Especial foi instalada pela Câmara dos Deputados no dia 29 de abril. O colegiado foi criado para debater o Projeto de Lei nº 2.614/2024, deautoria do Poder Executivo,que estabelece o PNE para o decênio 2024-2034. Após ser apreciada na Câmara, a matéria seguirá para votação no Senado Federal. A comissão é presidida peladeputada Tábata Amaral(PSB/SP), e o projeto tem como relator odeputado Moses Rodrigues(União/CE).  

O projeto de lei estabelece 18 objetivos para serem cumpridos até 2034 nas áreas de educação infantil, alfabetização, ensinos fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, estrutura e funcionamento da educação básica. Para cada objetivo, foram estabelecidas metas – totalizando 58 -, que permitem seu monitoramento ao longo do decênio. 

NovoPNEO Plano NacionaldeEducação2024-2034 foi discutido naConferência NacionaldeEducação(Conae)como políticadeEstado para garantia daeducaçãocomo direito humano,com justiça social edesenvolvimento socioambiental sustentável. Além da avaliação da situação educacional, a conferência envolveu a formulaçãodediretrizes, metas e estratégias para a próxima década.    

O projetodelei do NovoPNEfoi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em junhode2024,e encaminhado ao Congresso Nacional.  

Também naqueleano, foram realizados cinco encontros,nas cinco regiões do país, para disseminar a proposta do NovoPNEe discutir os PlanosDecenaisdeEducação.Além disso, foram consideradas contribuições de entidades representativas de secretarias estaduais e municipais, conselhos estaduais e municipais de educação, comissões de educação da Câmara e do Senado, secretarias e autarquias do MEC e do Conselho Nacional de Educação(CNE).  

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Fonte: Ministério da Educação