Durante o Fórum Global de Conectividade GIGA, realizado em Genebra, na Suíça, entre 7 e 10 de julho, o Ministério da Educação (MEC) representou o Brasil em sessões dedicadas ao compartilhamento de experiências sobre conectividade escolar. No encontro, que reuniu autoridades educacionais de diversos países, a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, e a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC, Ana Dal Fabbro, apresentaram os principais avanços do país na promoção da educação digital, reforçando a importância da tecnologia como eixo estruturante da política educacional.
A secretária apresentou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), lançada em 2023 como política de Estado, com a meta de garantir conectividade significativa a todas as escolas públicas até 2026. Segundo Kátia, o Brasil já conectou mais de 87 mil das 167 mil escolas públicas, e os investimentos na área ultrapassam US$ 400 milhões, aportados desde o início da atual gestão.
“Conectar uma escola não é apenas um ato técnico, é um compromisso social e político. Em um país tão desigual como o nosso, levar internet às escolas públicas é levar cidadania”, afirmou a secretária durante a plenária do fórum.
Entre os avanços destacados, ela mencionou a criação de uma governança interministerial, a definição de padrões mínimos de infraestrutura e velocidade e o monitoramento compartilhado da conectividade das escolas. Também reiterou que o avanço da conectividade deve caminhar junto à transformação pedagógica e à formação dos professores para uma educação digital e midiática que promova o uso seguro, ético, pedagógico e criativo da tecnologia nas escolas.
Além das sessões técnicas, Kátia participou da mesa ministerial da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS), em que discutiu o papel da conectividade escolar na transformação digital global.
GIGA – O Fórum de Conectividade GIGA é uma iniciativa conjunta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que busca conectar todas as escolas do mundo até 2030. Nesta segunda edição do evento, os debates reafirmaram o papel das políticas públicas baseadas em evidências e da cooperação internacional como pilares para ampliar o acesso à internet em ambientes escolares.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação