Mais de 40 organizações sociais do Ceará, que desenvolvem projetos voltados à inclusão digital e social, receberam, nesta quinta-feira (10), um reforço importante do Ministério das Comunicações para continuar transformando vidas. Foram doados 150 computadores, que ampliarão o acesso de jovens à informática e à qualificação profissional. A entrega simbólica ocorreu no Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPs), em Fortaleza (CE), onde também funciona um dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) do programa Computadores para a Inclusão.
“A inclusão digital é uma ponte para a cidadania. Quando entregamos computadores como esses, não estamos apenas doando equipamentos, estamos abrindo portas para o conhecimento, para o mercado de trabalho e para um futuro com mais oportunidades. O Ministério das Comunicações seguirá comprometido com ações, com esta no Ceará, que conectem o Brasil de forma justa, humana e transformadora”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Os equipamentos, que haviam sido descartados por bancos e órgãos públicos, passaram por um processo de recondicionamento no CRC do IAPs, envolvendo jovens em situação de vulnerabilidade que foram capacitados para atuar na recuperação das máquinas, ciclo que gera conhecimento, renda e impacto ambiental positivo.
“Esses computadores são braços do Governo Federal nessas áreas do país. Através deles, chegam letramento digital, saúde, educação, acesso e garantia de direitos”, destacou Ludymilla Chagas, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério.
“Esses computadores vão para áreas com maior vulnerabilidade social — creches, escolas comunitárias, favelas e municípios afastados — onde são ferramentas essenciais para garantir o acesso à informação e ao futuro digital”, afirmou o coordenador de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Gustavo André Fernandes.
Uma das instituições beneficiadas foi a Casa da Esperança, que atende crianças, adolescentes e adultos com autismo. Para a presidente da entidade, Fátima Dourado, a doação vai além da tecnologia. “Será uma forma de expressão para muitos autistas, que poderão se comunicar por meio dos computadores. É um avanço real na inclusão”, celebrou.
Sobre o programa
O Computadores para a Inclusão é uma iniciativa do Ministério das Comunicações que alia inclusão digital, capacitação profissional e sustentabilidade. Computadores considerados obsoletos são recondicionados em 12 centros espalhados pelo Brasil e, depois, doados para escolas públicas, associações, comunidades indígenas, quilombolas e territórios rurais e periféricos.
Além de democratizar o acesso à tecnologia, o programa oferece formação técnica em informática para jovens e adultos, promovendo cidadania digital e oportunidades no mercado de trabalho. Também contribui com o meio ambiente, por meio do descarte ambientalmente correto de resíduos eletrônicos.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações