O Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) registrou um crescimento de 8,2% no número de inscritos entre janeiro e julho de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. A quantidade saltou de 166.409 para 180.049 em todo o país – um acréscimo de 13.640 prestadores formalizados no sistema do Ministério do Turismo.
As cinco macrorregiões brasileiras apresentaram aumento no total de registros, com destaque para o Norte do país, que teve uma alta proporcional de 24,31%. Os maiores avanços percentuais foram registrados nos estados do Pará (51,77%), Roraima (26,39%) e Rondônia (20,98%).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que os dados evidenciam o fortalecimento da política de formalização no setor. “Estamos trabalhando para ampliar o alcance do Cadastur em todas as regiões do Brasil, garantindo mais segurança jurídica aos prestadores e mais qualidade aos serviços turísticos. A formalização é essencial para o crescimento sustentável do turismo no país e para a geração de empregos”, frisou Sabino.
A região Sul do país teve o segundo maior crescimento proporcional de inscrições no Cadastur (10,14%), especialmente nos estados do Paraná (17,44%) e de Santa Catarina (10,32%). O Sudeste lidera em números absolutos, com mais de 82 mil registros no ano, embora com uma alta mais moderada (6,61%).
O Centro-Oeste e o Nordeste apresentaram aumentos semelhantes, de 6,37%, tendo como destaques regionais o Maranhão (19,96%), a Paraíba (25,92%) e o Piauí (14,21%).
CADASTRO – Diante dos resultados positivos, o Ministério do Turismo reitera a necessidade de empresas e profissionais do setor estarem inscritos no Cadastur. O sistema reúne informações sobre meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos e guias de turismo, entre outros serviços.
O cadastro é gratuito e, para algumas atividades, obrigatório. Além de proporcionar mais segurança jurídica e visibilidade ao prestador, a formalização facilita o acesso a políticas públicas, linhas de crédito e a programas de qualificação.(Clique AQUI para se cadastrar ou saber mais)
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo