O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta terça-feira, 15 de julho, um encontro virtual para debater a alfabetização em matemática como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Voltado para professores da educação básica, cursistas de especializações, equipes técnicas das secretarias e o público da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), o webinário foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
O encontro abordou conceitos fundamentais e estratégias eficazes de alfabetização e letramento matemático, a partir dos resultados de avaliações formativas elaboradas em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“O conceito de alfabetização matemática diz respeito à criança conhecer a linguagem matemática, os símbolos, e ser capaz de utilizar essa linguagem na resolução de problemas do dia a dia. Nos últimos anos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem trazendo o conceito de letramento matemático, que é utilizar pensamentos e conceitos na resolução de problemas na vida em sociedade”, descreveu a professora Simone Côrtes.
“Trata-se das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e resolução de problemas em variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. É também o letramento que assegura aos alunos reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e atuação no mundo”, completou.
CNCA – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º ao 5º ano afetadas pela pandemia. O compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação