Primeira reunião do Comitê do ProAdapta reforça integração federativa na agenda de adaptação climática

Meio Ambiente

O Comitê Gestor do ProAdapta, programa voltada à aceleração da agenda nacional de adaptação às mudanças climáticas, realizou, na última segunda-feira (14/7), sua primeira reunião, em Brasília. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Defesa do Consumidor da Alemanha (BMUV, sigla em alemão), no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

No encontro, representantes do MMA, dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE), além do governo alemão, ressaltaram a importância da cooperação entre diferentes níveis interfederativos para fortalecer a governança e a efetividade das políticas climáticas no país.

A articulação entre União, estados e municípios se ancora no Plano Nacional de Adaptação, que deve orientar as práticas de implementação. A iniciativa AdaptaCidades, que tem financiamento prioritário do Fundo Verde para o Clima (GCF) e conta com apoio técnico da cooperação alemã, por meio da GIZ, além de outras parcerias nacionais e internacionais, é o instrumento para garantir essa integração.

“Nós acreditamos que é possível construir uma agenda estruturada, robusta, que dê conta do compromisso brasileiro, que incluiu explicitamente o conceito de federalismo climático em sua NDC [Contribuição Nacionalmente Determinada]. Nós, de fato, estamos construindo uma política que é estruturante e que vai deixar marcas indeléveis no contexto brasileiro de enfrentamento à mudança do clima”, destacou a diretora do Departamento de Adaptação e Resiliência do MMA, Inamara Mélo.

A AdaptaCidades é uma iniciativa do Programa Cidades Verdes Resilientes, coordenada pelo MMA, que busca fortalecer as políticas de adaptação e resiliência climática, promovendo a integração e a articulação entre governos em nível nacional e local. O programa atua em sinergia com o ProAdapta, que apoia a adaptação de cidades às mudanças do clima com o objetivo de preparar os municípios brasileiros frente aos desafios impostos pelas emergências climáticas, como enchentes, secas e ondas de calor.

A iniciativa será um dos principais destaques da participação brasileira na COP30, que será realizada entre 10 e 21 de novembro em Belém (PA). “O que queremos mostrar ao mundo é que o Brasil pode ser, sim, um exemplo de governança climática principalmente para os países em desenvolvimento. Seguimos juntos, comprometidos com o povo brasileiro e com tudo aquilo que sonhamos em construir”, disse Mélo.

A abertura do evento contou ainda com a participação dos representantes do BMUKN, Jaeckel Ulf, e da GIZ Brasil, Ana Carolina Câmara.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br 
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima