A Aliança de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica do BRICS (BRICS-TCA, na sigla em inglês) divulgou os resultados do estudo internacional sobre os sistemas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dos países membros originais do bloco. De acordo com o estudo, o número de estudantes que escolhem o ensino técnico nos países do BRICS cresceu 20% nos últimos quatro anos.
O projeto, intitulado “Educação e Formação Profissional e seu Impacto no Desenvolvimento do Potencial dos Países do BRICS”, foi iniciado no final de 2024 sob a liderança da Presidência Pro Tempore russa.
O diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Cláudio Alex, representou o Ministério da Educação (MEC) no evento de lançamento, que ocorreu em formato virtual, e destacou a importância da pesquisa conjunta para a cooperação entre os países do bloco.
Para elaboração do estudo, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) contribuiu com dados e estudos de caso da Rede Federal. Este ano, sob a presidência brasileira, ocorrerá a segunda etapa da pesquisa, que incluirá os novos países que recentemente aderiram ao BRICS: Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Irã, Indonésia e Emirados Árabes Unidos. A nova fase vai focar também na atualização dos dados referentes aos países participantes da etapa inicial.
Estão previstos outros três eventos virtuais do BRICS Educação neste semestre. Os webinários abordarão os temas “Educação no campo e em áreas remotas”; “Inteligência artificial aplicada à EPT”; e “Transição energética e energias verdes”.
Agenda EPT – Em junho, o MEC recebeu representantes do BRICS para debater a importância da EPT no desenvolvimento socioeconômico dos países durante o encontro da Aliança de Cooperação em EPT do BRICS , em Brasília. Na mesma semana, o MEC promoveu um seminário para discutir temas como inclusão, empregabilidade e desenvolvimento nacional por meio da educação profissional e tecnológica.
Finalizando a agenda, os países assinaram declaração conjunta para o fortalecimento da EPT, a expansão da Rede de Universidades do BRICS e o uso ético da inteligência artificial na educação básica, em solenidade no Palácio Itamaraty.
BRICS – Bloco econômico e político que representa uma parcela significativa da economia e da população mundial. Juntos, os países do BRICS abrigam cerca de 49% da população mundial e representam 39% do PIB global. Integram a aliança Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Irã, Indonésia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. O BRICS busca fortalecer a cooperação econômica, política e social entre seus membros, além de aumentar a influência dos países do Sul Global nas instituições internacionais. O grupo também tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a inclusão social.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Setec e do Conif
Fonte: Ministério da Educação