Nesta sexta-feira (18/7), a partir das 9h, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciam a criação do Mosaico Gurupi, localizado no Maranhão. A cerimônia, que ocorrerá em Brasília (DF), terá a presença da ministra Marina Silva e do presidente do ICMBio, Mauro Pires.
Composto pela Reserva Biológica do Gurupi e pelas Terras Indígenas Arariboia, Caru, Awá, Alto Turiaçu, Rio Pindaré e Alto Rio Guamá, o Mosaico Gurupi abriga o maior remanescente de floresta amazônica do Maranhão e representa uma área de excepcional riqueza sociocultural e biodiversidade.
Lar de diversos povos indígenas, incluindo os Awá-Guajá, um dos mais ameaçados do Brasil, que ainda vive em isolamento voluntário, o conjunto de áreas protegidas é habitado por comunidades que historicamente atuam como guardiões da floresta.
Fruto da articulação entre instituições públicas, sociedade civil e lideranças indígenas, a gestão integrada do Mosaico Gurupi se consolida como uma ferramenta essencial para a conservação da floresta e a proteção dos povos e da sociobiodiversidade da região.
Será anunciada ainda a criação de quatro novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), além de outras ações.
Haverá transmissão da cerimônia: https://www.youtube.com/watch?v=1MaRKG9Z3lo
CREDENCIAMENTO: Profissionais de imprensa que desejarem comparecer devem confirmar presença pelo e-mail: imprensa@mma.gov.br.
SERVIÇO:
Nos 25 anos da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), MMA e ICMBio anunciam Mosaico Gurupi
Data: Sexta-feira, 18 de julho
Horário: 9h
Local: Auditório Rômulo Mello – Sede do ICMBio – Sudoeste, Brasília (DF).
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA