A esperança e o sentimento de cidadania foram renovados neste sábado, 19, para os moradores da Vila do Incra, em Porto Acre. A comunidade recebeu uma grande ação social promovida pela Igreja Batista do Bosque (IBB), em parceria com o Programa Juntos Pelo Acre, executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). O evento, realizado na escola Edmundo Pinto de Almeida Neto, reuniu diversos atendimentos gratuitos para a população, incluindo a disponibilização para a população de mais de duas mil peças de vestuário social masculino e feminino, além de serviços essenciais como emissão de registro civil.
A iniciativa também ofereceu atendimentos médico e odontológico, orientação jurídica, avaliação nutricional e psicológica, serviços de beleza e bem-estar, recreação infantil, consultoria sobre benefícios sociais (como Bolsa Família, pensões e aposentadorias), além de atendimento do INSS e serviços veterinários.
A aposentada Maria Solidade Nascimento, moradora da comunidade, foi uma das beneficiadas com o vestuário social e não escondeu a satisfação:
“Olha, eu achei muito legal, fui atendida muito bem. Eu me consultei com o médico clínico. Já estou pegando o meu kit de roupas e, quando terminar, vou só fazer cabelo, sobrancelha e a unha. Fui bem atendida, graças a Deus”, contou.
A coordenadora do projeto Vestuário Social, Nágila Rocha, destacou que essa foi mais uma das ações do Juntos Pelo Acre realizadas no município, com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Para nós, é muito gratificante estar aqui mais uma vez com essa ação, que não só traz benefícios para a comunidade, mas também acolhe essas famílias. É motivo de muita alegria ver essas roupas chegando às mãos de quem realmente precisa”, afirmou.
Entre os atendimentos ofertados, o serviço de Registro Civil se destacou ao garantir a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, declaração de nascido vivo, além de orientações e encaminhamentos sobre documentações e benefícios. Também foram entregues certidões referentes a ações anteriores realizadas no município.
A aposentada Altina Batista de Souza, também moradora da vila, ressaltou a importância da ação para a comunidade: “É porque, assim, a gente é aposentado, mas às vezes falta as coisas… então, quando a gente vê uma coisa assim mais fácil, a gente vem atrás pra ver se consegue as roupas, a consulta… eu até uso marca-passo, então também preciso de consulta. E ajuda muito as pessoas. A gente agradece muito quando vem alguma coisa assim pra nossa vila”, disse, animada.
O coordenador do ministério de ação social da IBB, Thiago Rodrigues Caetano, ressaltou que a função social é uma das principais frentes de atuação da igreja, especialmente quando fortalecida por parcerias:
“O Estado tem seu alcance, a igreja tem o dela, e quando unimos os serviços, o impacto é ainda maior na sociedade. Realizamos essas ações sempre em parceria com o Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, especialmente em nome da vice-governadora Mailza. Essa parceria tem sido constante. A participação do Estado é muito importante, porque somamos forças”.
A ação reforça o compromisso coletivo de levar cidadania, dignidade e cuidado às populações mais vulneráveis, mostrando que, quando há união entre Estado, igreja e comunidade, o resultado é sempre transformador.