Entre 30 de julho e 30 de outubro de 2025, serão realizadas reuniões de trabalho acerca da gestão cultural do Palácio Gustavo Capanema. O objetivo é compartilhar boas práticas de gestão de equipamentos culturais e coletar subsídios técnicos para a estruturação do projeto de gestão cultural do imóvel, restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no âmbito do Novo PAC e reinaugurado em maio de 2025. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de outubro.
Os encontros serão realizados de forma presencial ou virtual, com pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, atuantes no setor cultural, classificadas como Organizações da Sociedade Civil (OSC) ou Organizações Sociais (OS). Serão conduzidos no âmbito de consultoria contratada pelo Ministério da Cultura (MinC), de forma isonômica, transparente e colaborativa, de acordo com os princípios da Administração Pública e com o Manual de boas práticas para reuniões de trabalho. As informações compartilhadas poderão ser utilizadas no processo de estruturação do projeto.
Como participar
As pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, atuantes no setor cultural, classificadas como Organizações da Sociedade Civil (OSC) ou Organizações Sociais (OS) interessadas em contribuir com o estudo técnico devem enviar requerimento eletrônico até 20 de outubro de 2025 para o e-mail palaciocapanema@iphan.gov.br. Mais informações estão disponíveis no Manual de boas práticas para reuniões de trabalho, que deverá ser lido antes da solicitação. Todas as reuniões seguirão um roteiro estruturado, com base em material padronizado.
Documentos disponíveis
• Memorial descritivo do Palácio Gustavo Capanema
Anexos do Memorial descritivo:
ANEXO 4 _PlantaBaixaPrimeiroPavimento
ANEXO 5_PlantaBaixaSegundoPavimento
ANEXO 6_PlantaBaixa14Pavimento
• Apresentação institucional do projeto (em breve)
Sobre o Palácio Gustavo Capanema
Construído entre 1937 e 1945 para abrigar o então Ministério da Educação e Saúde Pública, o Palácio Gustavo Capanema é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira. Foi projetado por Lucio Costa, com participação de Oscar Niemeyer e outros grandes nomes, além da consultoria de Le Corbusier.
Após um amplo processo de restauro conduzido pelo Iphan, o edifício foi reinaugurado em maio de 2025. A nova proposta prevê a abertura do espaço à população, conciliando áreas de visitação com atividades administrativas do Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas.
Fonte: Ministério da Cultura