A recém-nascida que foi transferida para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG), referência nacional no tratamento de queimaduras, recebeu alta médica nesta quinta-feira, 31. Após apresentar evolução clínica significativa, a bebê, que mobilizou a rede de saúde estadual e emocionou muitos, seguirá em observação por mais alguns dias em Minas Gerais, para cumprimento dos protocolos de retorno e avaliação médica.
Desde que foi identificada a necessidade de transferência, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), tem garantido todo o suporte necessário à paciente e à família. A logística para o transporte, o acolhimento no hospital de referência e o acompanhamento diário da evolução clínica foram articulados em parceria com o governo de Minas Gerais, assegurando atendimento ágil, seguro e especializado.
Mesmo após a alta hospitalar, o Estado do Acre continua oferecendo apoio aos pais da criança, que permanecem ao lado da filha nesta fase de acompanhamento. O governo também está empenhado em viabilizar o retorno da família à sua terra natal, respeitando os critérios médicos para o deslocamento e priorizando, em todas as decisões, a segurança e o bem-estar da criança.
“O governo do Estado fez todo o possível para minimizar a dor da família e assegurar que a bebê tivesse acesso ao melhor tratamento possível. Nós agradecemos ao governo de Minas Gerais, em nome do secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, e à equipe do Hospital João XXIII por todo empenho e carinho, não só com a pequena paciente, mas também com a família nesse momento delicado. Estamos felizes em poder anunciar que em breve eles estarão retornando à sua terra natal, onde todo o acompanhamento continuará sendo garantido”, afirmou o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal.
Paralelo ao tratamento da bebê que entra na reta final, está em curso o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apura as responsabilidades pelo ocorrido. Após diversas oitivas, a expectativa é de que a apuração seja concluída nos próximos dias, além do inquérito que também está em curso, por parte da Polícia Civil do Estado do Acre.
Fonte: Governo AC