PISF no Rio Grande do Norte: Água do São Francisco chega na Barragem de Engenheiro Avidos

Geral

Cajazeiras (PB) – Dando continuidade ao cronograma de manobras para que a água do Rio São Francisco chegue até o estado do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (6), a água, que saiu do leito do rio e já passou pela Barragem de Caiçara, localizada em Cajazeiras (PB), atravessou a Barragem de

Valvula.jpeg
Liberação pela válvula dispersora na barragem

Engenheiro Avidos. A operação faz parte do cronograma de atendimento hídrico do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) ao estado do Rio Grande do Norte previsto para ocorrer entre os dias 18 e 22 de agosto. Será a primeira vez que essa água chegará ao estado de forma regulamentada. 

O percurso da água envolve um complexo sistema de reservatórios e canais, garantindo o abastecimento das regiões atendidas. A expectativa é de que a água chegue ao território potiguar até o final da terceira semana de agosto, fortalecendo a segurança hídrica de milhares de famílias no semiárido nordestino. “Essa liberação de água é histórica para o estado do Rio Grande do Norte, porque é a primeira vez que está sendo liberada a água da transposição do São Francisco para terras potiguares”, disse o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira. 

O paraibano Eliezer Barbosa de Souza já vive os benefícios da Transposição do São Francisco.  “Atualmente, sou beneficiado pelo abastecimento de água proveniente do rio São Francisco. Minha residência está situada a três quilômetros do Açude de Engenheiro Avidos e eu considero essa obra e essa água uma grande riqueza, pra quem usa e pra quem ainda vai usar”, afirmou. 

Eliezer Souza.jpeg
Eliezer Souza, beneficiário

A iniciativa faz parte da estratégia do Governo Federal de assegurar a regularidade no fornecimento de água para consumo humano, agricultura e outros usos essenciais nos estados atendidos pelo Projeto de Integração do São Francisco, que é a maior obra de infraestrutura hídrica do país. Agora, as águas alcançarão o Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), trajeto que tem aproximadamente 25 km. A chegada à divisa entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte está a 127 km. 

Caminho das águas e PISF 

O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é a maior obra de infraestrutura hídrica do País, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), o empreendimento vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente. 

A liberação das águas integra um conjunto de ações coordenadas pelo MIDR para ampliar o acesso à água no semiárido, beneficiando milhares de famílias potiguares com abastecimento para consumo humano, agricultura, dessedentação animal e outros usos essenciais. 

Recentemente, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, percorreu trechos do chamado “caminho das águas”, acompanhando de perto o andamento das obras estruturantes que possibilitam a chegada das águas do São Francisco ao estado. “Essa liberação marca mais um avanço na missão de garantir segurança hídrica ao povo nordestino. O Rio Grande do Norte é uma das pontas dessa grande engenharia que é o PISF, e estamos chegando lá com planejamento, responsabilidade e olhar social”, afirmou o ministro Waldez Góes.


Outras Notícias:

Água do São Francisco no Rio Grande do Norte: liberação começou nesta terça-feira (5)

Ramais do São Francisco levam segurança hídrica a mais de 5 milhões de nordestinos

MIDR investe na recuperação de bacias hidrográficas para garantir água de qualidade

 

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional