MME e Vale Base Metals debatem mineração sustentável

Geral

O Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu com representantes da mineradora Vale Base Metals e do fundo saudita Manara Minerals, nesta sexta-feira (8/08), para debater caminhos para uma mineração ambiental e socialmente responsável. O encontro reforçou o alinhamento entre governo e empresas na busca por práticas sustentáveis no setor mineral, com foco em gerar impactos positivos para a sociedade.

Para a secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Ana Paula Bittencourt, o trabalho apresentado pela Vale demonstra compromisso com os ganhos sociais. “Quais são os ganhos para as pessoas? Claro que essas operações geram riqueza, mas existe o outro lado, que é o ser humano. Por isso, o ministro sempre questiona: qual o impacto disso para a sociedade? Como isso vai mudar a vida das pessoas? Ver essa responsabilidade na mineração é fundamental para nós”, ressaltou.

Segundo Ana Paula Bittencourt, o setor ainda enfrenta o desafio de comunicar a relevância dos impactos sociais e ambientais gerados pela mineração responsável e defende a criação de parcerias estratégicas para ampliar o conhecimento geológico, aumentar a produção mineral e construir um ambiente favorável a políticas públicas de grande impacto social.

O fundo saudita Manara Minerals é sócio da Vale S.A. na Vale Base Metals (VBM) — unidade responsável pela produção de cobre e níquel, minerais críticos e estratégicos para a transição energética. Para o CEO da VBM, Shaun Usmar, a relação com o Brasil vai além do aspecto comercial. “Buscamos operações de alto nível, cada vez mais eficientes e com ampliação da capacitação, e isso passa pela sustentabilidade. Não é só investimento ou negócios, vai muito além disso e o governo brasileiro tem mostrado eficiência e o cuidado que nós precisamos ter”, destacou.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia