Brasil é destaque em evento internacional de serviço postal

Geral

O Brasil assumiu protagonismo no setor postal ao sediar, em São Luís (MA), a Reunião Preparatória do 28º Congresso Universal Postal, encerrada nesta quinta-feira (14). Organizado pelo Ministério das Comunicações e pelos Correios, o encontro reuniu delegações de 28 países membros da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP).

Durante o evento, o país recebeu apoio expressivo para as eleições que definirão os próximos integrantes dos conselhos administrativo e operacional da União Postal Universal (UPU), agência especializada da ONU responsável por coordenar as políticas postais no cenário global.

Ainda durante a reunião, Brasil e demais países membros da UPAEP discutiram práticas para tornar o serviço postal mais sustentável, com foco na redução da emissão de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO₂) proveniente do transporte aéreo de correspondências, além de medidas conjuntas a serem adotadas por todos os Correios da região.

A secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sonia Faustino, participou do encerramento e ressaltou o caráter colaborativo do encontro. “Em breve estaremos juntos no Congresso da UPU. Esperamos levar as boas energias deste encontro em São Luís para Dubai, para que possamos tomar as decisões certas para o futuro do setor postal”, afirmou.

O Congresso Universal Postal, marcado para ocorrer de 8 a 19 de setembro de 2025, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), definirá, além da composição dos conselhos de administração, a estratégia postal mundial para o período de 2026 a 2029.

A participação do Brasil nos conselhos da UPU é estratégica. A entidade atua como fórum para estabelecer políticas e padrões que regulam o intercâmbio internacional de correspondências e defende o acesso democrático a serviços postais básicos, independentemente da localização do cidadão.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações