Brasil e Equador assinam memorando para fortalecer parceria na área do Desenvolvimento Social

Geral

Os governos do Brasil e do Equador assinaram um Memorando de Entendimento (Mde) nesta segunda-feira (18.08), em Brasília, para fortalecer a cooperação na área social e de combate à fome e à pobreza. A parceria foi selada durante o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente do Equador, Daniel Noboa.

O documento estabelece a cooperação e colaboração em todos os aspectos do desenvolvimento social e do combate contra a pobreza e a fome, de acordo com as necessidades dos cidadãos de ambos os países, por meio da troca de experiências, estudos e conhecimentos sustentáveis. 

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias,  participou da assinatura e destacou o quanto essas ações promovem a união dos países e colaboram para que a escassez seja combatida. “A parceria que firmamos com o Equador é mais um passo na nossa agenda de combate à fome e na redução das desigualdades”, celebra. 

Além do titular do MDS, o acordo foi firmado pelo Ministério da Inclusão econômica e Social do Equador, representado pela ministra das Relações Exteriores e Mobilidade Humana, Gabriela Sommerfeld.

Para o presidente Lula, o encontro marca um recomeço das relações política, comercial, cultural e tecnológica entre as duas nações. A visita interrompe um hiato de quase 18 anos desde a última vez em que um mandatário equatoriano esteve no Brasil.

 “É uma oportunidade para reaproximar dois países amigos”, resumiu o presidente Lula, ao dirigir-se à imprensa ao lado de Daniel Noboa. “É importante atingirmos uma visão de continente e de irmandade entre os países. Como nações, nós, nos últimos anos, nos acostumamos a dar as costas para os nossos vizinhos. É preciso acabar com isso”, reforçou o presidente do Equador.

Os dois países também assinaram memorandos na área de inteligência artificial e capacitação de profissionais em infraestruturas de computação de alto desempenho, promoção de políticas públicas sobre agricultura familiar, desenvolvimento agropecuário e rural sustentáveis, transição agroecológica, circuitos curtos de comercialização, sistemas públicos de abastecimento de alimentos, aumento da produção da agricultura orgânica e redução das perdas e desperdício.

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

O Equador é um dos países membros da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. A iniciativa busca apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades e defende caminhos de transição sustentáveis, inclusivos e justos. O ministro Wellington Dias é também copresidente da Aliança Global.

A Aliança, lançada em 2004 durante a presidência brasileira do G20, reúne atualmente 102 países, além de organismos internacionais, bancos de desenvolvimento, instituições financeiras e organizações da sociedade civil. 

Assessoria de Comunicação – MDS, com informações da Secom

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome