Rio de Janeiro/RJ. A Polícia Federal, em cooperação com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta terça-feira (19/8) a Operação Kibali para apurar fraudes em contratos de formação profissional.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos bairros de Campo Grande e Jardim Sulacap, ambos situados na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
As investigações foram iniciadas a partir do envio de uma documentação pela CGU, a qual indicava possíveis fraudes na celebração de dois termos de fomento firmados entre o antigo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano do Brasil (IDSH do Brasil), com valores que giram em torno de R$ 3,8 milhões.
Os termos de fomento tinham como objetivo a formação profissional em cursos de informática, designer gráfico e informática básica. Apesar do repasse dos recursos, não houve a comprovação da realização dos cursos previstos, com indícios de desvio de verbas públicas. Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, peculato e associação criminosa.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal