Ministério das Comunicações entrega 200 computadores ao Hospital de Amor em Barretos (SP)

Geral

O Hospital de Amor, em Barretos (SP), referência mundial no atendimento oncológico gratuito e humanizado, recebeu, nesta sexta-feira (22), a doação de 200 computadores do Ministério das Comunicações. A entrega foi feita pelo ministro Frederico de Siqueira Filho e vai fortalecer a estrutura tecnológica da instituição, ampliando o suporte ao tratamento de pacientes.

Durante a entrega, ele ressaltou o papel da tecnologia como aliada para fortalecer a saúde pública. “É tecnologia que se transforma em cuidado, que se traduz em humanidade. O Hospital de Amor já é reconhecido pela excelência e qualidade no atendimento. Quando a inovação chega a um lugar movido pela solidariedade, os resultados aparecem de forma imediata: menos espera, mais conforto e, sobretudo, mais esperança”, destacou o ministro.

As máquinas fazem parte do Programa Computadores para Inclusão, iniciativa baseada na economia circular: equipamentos obsoletos de órgãos públicos são recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) e ganham nova vida. Depois, são destinados a escolas públicas, hospitais, centros socioeducativos, comunidades indígenas, quilombolas e áreas rurais e remotas.

“Esse acervo novo para o hospital é um presente numa hora extraordinária, numa hora que nós estamos expandindo. Muito importante o Ministério das Comunicações estar fazendo uma entrega como essa, que a gente sabe que vai impactar a vida das pessoas, essa questão dos computadores”, disse o presidente do Hospital de Amor de Barretos, Henrique Prata.

Além de apoiar instituições, muitos dos computadores também são usados para oferecer cursos de informática, capacitando milhares de brasileiros para o mercado de trabalho.

“Nos últimos anos, já foram entregues mais de 63 mil computadores em todo o Brasil. Muitos ajudam escolas, instituições sociais, comunidades e agora também hospitais”, destacou Frederico.

Do total doado, 15 computadores vão equipar um Ponto de Inclusão Digital (PID) dentro do hospital, destinado a familiares de pacientes. O espaço permitirá que utilizem a tecnologia para compromissos profissionais, estudos e contato com familiares à distância.

O ministro ressaltou o compromisso do governo federal em aproximar tecnologia e população: “É a principal característica do governo do presidente Lula: cuidar do povo. No Ministério das Comunicações, temos diversos programas que buscam melhorar o dia a dia da população. Nossa prioridade é levar conectividade e inclusão digital a todo o país”, disse.

Visita ao Hospital de Amor

Antes da cerimônia de entrega, Frederico visitou as instalações do hospital, conheceu parte da equipe e acompanhou alguns dos procedimentos realizados.

“Quero agradecer à direção do hospital, aos profissionais que trabalham com dedicação e à comunidade de Barretos, que apoia essa obra tão importante. O governo do presidente Lula acredita que investir em saúde também é investir em conectividade e inovação. Barretos mostra que solidariedade salva vidas, e o nosso compromisso é somar a essa força, trazendo equipamentos, internet e presença do Estado. Seguiremos entregando as ações sempre com foco no que importa: cuidar das pessoas”, concluiu.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações