Ministério do Turismo institui Câmara Temática de Crédito e Atração de Investimentos no Turismo

Turismo

O Ministério do Turismo oficializou a criação da Câmara Temática de Crédito e Atração de Investimentos no Turismo, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo (CNT). A iniciativa, publicada nesta terça-feira (26.08) no Diário Oficial da União, reforça o compromisso da pasta em ampliar o acesso a recursos financeiros e estimular a chegada de novos investimentos para o setor, fortalecendo a competitividade do Brasil como destino turístico.

O novo fórum será responsável por articular estratégias, propor pautas e encaminhamentos, além de emitir pareceres técnicos sobre mecanismos de crédito e atração de investimentos nacionais e internacionais. A Câmara também atuará na promoção de parcerias entre os setores público e privado, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do turismo em todas as regiões do país.

“Com esta nova Câmara, damos mais um passo para destravar investimentos e facilitar o acesso ao crédito para o turismo brasileiro. Nosso objetivo é criar um ambiente favorável para negócios, que gere emprego, renda e fortaleça o papel do Brasil no cenário internacional”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Entre as competências, destacam-se a análise de instrumentos de financiamento, a elaboração de propostas para políticas de incentivo e a criação de recomendações sobre a utilização sustentável de ativos naturais e culturais com potencial turístico.

A Câmara é composta por representantes do Ministério do Turismo, de órgãos do governo federal, do setor privado, de associações ligadas à hotelaria, eventos e pesquisa em turismo, além de bancos públicos como Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. Também integra o grupo a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e entidades representativas da sociedade civil.

A Câmara Temática de Crédito e Atração de Investimentos poderá ainda instituir subcâmaras temáticas, voltadas a temas específicos, como financiamento, parcerias com o setor privado e atração de investimentos.

Por Fabio Marques
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo