Brasília (DF) – Para capacitar agentes de defesa civil do Pará no caso de possíveis desastres no estado, técnicos da Defesa Civil Nacional viajaram para Belém, onde ficarão até o fim desta semana. A capacitação inclui temas como reconhecimento federal, assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas e unidades habitacionais, além de prestação de contas.
Inicialmente, o foco é o treinamento de profissionais que atuam na capital. Em seguida, a capacitação visa agentes das regionais e bombeiros militares. O coordenador-geral de restabelecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Thiago Monico, destacou a importância da iniciativa no Pará. “A defesa civil do estado está em um processo de reestruturação para ampliar a capacidade de atuação frente aos desastres, portanto, a capacitação veio na hora certa”, afirmou.
De acordo com o coordenador, a ida dos técnicos para Belém também vai ajudar no trabalho da Sedec. “O contato inicial com os agentes estaduais e municipais já nos trouxe valiosas contribuições a respeito das características peculiares das bacias amazônicas e da realidade diária dos municípios paraenses”, completou.
Nesta terça-feira (26), os técnicos também receberam do comandante-geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual de defesa civil, Cel Jaime Benjó, uma medalha da amizade, simbolizando o reconhecimento e respeito perante a contribuição dos comandantes e profissionais da Sedec.
Capacitação para agentes de defesa civil
A Defesa Civil Nacional também oferece uma série de cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
O objetivo é preparar os profissionais das três esferas de governo para responderem de forma eficiente às situações de emergência. Confira aqui a lista completa dos cursos.
Outras Notícias:
MIDR repassa mais de R$ 20 milhões para oito cidades afetadas por desastres
Podcast Desenvolve Aí discute ações contra a seca na Amazônia e no Pantanal
Transparência nos desastres: saiba como é feita a prestação de contas dos recursos federais
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

