Nosso Patrimônio: ministra Marina Silva e atriz Maria Paula Fidalgo fecham temporada da série do Iphan

Cultura

O quarto e último episódio da primeira temporada do videocast Nosso Patrimônio vai ao ar nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Canal Gov, com as participações da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da atriz e psicóloga Maria Paula Fidalgo em uma conversa sobre a importância da preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para o desenvolvimento do país e seu impacto na melhora das condições sociais e materiais de vida. 

A ideia de legado e conciliação entre conservação e desenvolvimento foi o pano de fundo do debate, conduzido pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. Tomando como exemplo a memória da luta pelo meio ambiente no país, Marina Silva recordou Chico Mendes – seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro nascido em Xapuri (AC) -, com quem conviveu e aprendeu a fazer a defesa da floresta. 

“A casa dele [Chico Mendes] é um ponto de referência e uma demonstração de que uma pessoa, com muito pouco, consegue fazer muito. Ele deu uma contribuição inimaginável para que o mundo pudesse ser próspero e para que as pessoas pudessem desenvolver suas capacidades. O desenvolvimento das nossas capacidades parte da base material, que é a natureza”, afirmou a ministra, destacando a casa de Chico Mendes, que junto com seu acervo é tombada pelo Iphan em 2007. 

Ao ser questionada por Leandro Grass sobre a relação entre licenciamento ambiental e garantia de direitos, a ministra do Meio Ambiente apontou a necessidade de se desfazer a ideia das normas de licenciamento ambiental como empecilho. 

“Se você diz ‘pode fazer desde que não precise descaracterizar [o patrimônio], porque há uma história que precisa ser vista também por aqueles que ainda não nasceram’, as pessoas dizem que você é contra o desenvolvimento. Quando, na verdade, o real desenvolvimento é sermos capazes de fazer o atravessamento entre a nossa história e o nosso presente. Sempre repito esta frase: o futuro é apenas pretexto para fazermos as coisas agora, preservar o patrimônio agora, o meio ambiente agora. Se não, o futuro vai ser adoecido”, complementou. 

.
.

Já a artista Maria Paula destacou que a cultura e a preservação do patrimônio brasileiro são um soft power do país perante o mundo. “O país tem diferenças estruturais e desigualdades sociais que fazem os brasileiros construírem subjetividades distintas. Mas, na cultura, o povo se encontra e tudo vira poder, força e potência. A cultura e a preservação do patrimônio são realmente sobre futuro, mas um futuro saudável”, ressaltou. 

Produção do Iphan, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o videocast Nosso Patrimônio é uma realização em celebração ao mês do patrimônio e tem seus episódios acessíveis pelo canal do Iphan no YouTube e pela Rádio Gov. Este quarto episódio também terá reprises na programação do Canal Gov, na sexta-feira à 0h30, 3h30, 9h e 14h; no sábado às 18h30; e à meia-noite (0h) de domingo para a segunda.

Fonte: Ministério da Cultura