O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou, nesta sexta-feira (29/08), o resultado da chamada pública para hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono para descarbonização da indústria, uma das principais ações do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2).
A iniciativa, representa uma relevante estratégia para identificar propostas nacionais que tem potencial para contribuir com a transição energética e a descarbonização de setores industriais de difícil abatimento.
Após análise, foram definidas cinco propostas com alto potencial de implementação até 2035. que foram indicadas e priorizadas pelo MME para compor o Plano de Investimentos do Brasil no âmbito do Climate Investment Funds – Industry Decarbonization (CIF-ID). São elas:
1. Projeto H2Orizonte Verde – Grupo CSN – RJ
2. Hub de H2V de Camaçari – Neoenergia S.A. – BA
3. B2H2 – Copel GET – PR
4. Uberaba Green Fertilizer – Atlas Agro Brasil Fertilizantes LTDA – MG
5. Hub de Hidrogênio e Amônia em MG – Cemig Geração e Transmissão S.A. – MG
A chamada pública, lançada em outubro de 2024, recebeu 70 respostas de diversas regiões brasileiras. Com apoio de um comitê interinstitucional, composto por especialistas que trabalham diretamente com o tema da Chamada Pública, as propostas foram avaliadas
com o uso de critérios de elegibilidade, potencial de impacto, inovação e soluções técnicas.
O resultado da primeira etapa da chamada foi utilizado na elaboração da Expressão de Interesse (EoI) do Brasil, submetida em janeiro deste ano ao CIF-ID pelo Ministério da Fazenda. O país obteve a primeira colocação entre 26 países concorrentes, possibilitando acesso a até US$ 250 milhões em recursos concessionais para apoiar projetos de hidrogênio e acelerar a transição energética na indústria nacional.
A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com uma transição energética justa, inovadora e sustentável.
Próximos passos
Os próximos passos incluem a elaboração e finalização do Plano de Investimentos do Brasil no âmbito do CIF-ID, que será coordenado pelo Ministério da Fazenda com participação do MME, MDIC, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial e UNIDO que irá orientar a alocação dos recursos internacionais para os projetos priorizados.
Confira a metodologia completa da chamada aqui.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn