Educação do Acre realiza reunião com alunos que irão participar dos Jogos da Juventude

Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Assessoria de Desporto Estudantil, realizou na noite desta terça-feira, 2, no auditório da própria secretaria, uma reunião com alunos e representantes das escolas que irão participar dos Jogos da Juventude, que serão realizados entre os dias 9 e 26 de setembro, em Brasília (DF).

Estudantes irão participar dos Jogos da Juventude. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Durante a reunião, aconteceu a entrega de troféus aos campeões das modalidades coletivas. O Colégio Meta irá representar o estado na modalidade vôlei nas categorias masculina e feminina. O Colégio Acreano representará o Acre no basquete (masculino e feminino) e a Escola Clícia Gadelha na modalidade handebol (masculino e feminino).

Além dos troféus, também foram entregues kits com casaco, camisa e calça aos atletas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Também foi tratada a questão da logística de transporte, de alimentação e de hospedagem dos atletas e das equipes técnicas que participarão dos jogos. Ao todo, serão 148 pessoas representando o Acre, sendo 116 atletas e 32 pessoas das equipes técnicas.

Os Jogos da Juventude terão, ao todo, 18 modalidades envolvidas, das quais o Acre estará representado em 14, entre elas vôlei, basquete, handebol, natação, taekwondo, atletismo, judô, ginástica rítmica, tênis de mesa, ciclismo, futsal, badminton, vôlei de praia e tiro ao arco.

Ao todo, 148 pessoas farão parte da delegação que representará o Acre em Brasília. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O assessor de Desporto Estudantil, Júnior Santiago, destacou que, além dos troféus, está sendo entregue também aos atletas o kit viagem, composto por um casaco, camisa e calça personalizados. “A expectativa da delegação, segundo ele, é trazer, pelo menos, umas cinco medalhas. É importante ressaltar que nos esportes coletivos tem escolas públicas representando o Acre, inclusive uma de Cruzeiro do Sul, a Juarez Iberon, que estará representando no futsal feminino, e uma de Mâncio Lima, no futsal masculino”, disse.

Júnior Santiago: “Oportunidade de premiar nossos atletas”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Temos também uma parceria do governo do Estado com o COB [Comitê Olímpico Brasileiro] trazendo uma oportunidade para que essa garotada possa demonstrar todo o seu potencial”, destacou.

Expectativa de ganhar

Elaíne Silva é aluna do primeiro ano do Colégio Acreano e é uma das atletas que estará representando o Acre no basquete. Ela diz ter boas expectativas durante os jogos da juventude e pensa mesmo em trazer uma medalha para o nosso estado. “Nossa expectativa é ganhar”, afirma.

Elaíne Silva vai representar o Acre no basquete feminino nos jogos da juventude. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os Jogos da Juventude de 2025 são a terceira competição estudantil em nível nacional da qual ela participa. Anteriormente, havia participado de duas edições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), de 12 a 14 aos, em 2023 e em 2024. “Mesmo assim, estou muito ansiosa porque agora é outro nível. Minha expectativa é grande, porque representar o Acre agora vai ser diferente. Será uma oportunidade de mostrar a nossa cultura para outras pessoas e também de fazer novas amizades”, frisou.

Zona rural

Entre os atletas da zona rural que irão representar o Acre nos Jogos da Juventude em Brasília está Thalita Bento de Assis. Ela participará do atletismo, no lançamento de peso e de dardo. Ela é estudante da Escola Nova Vida, no Ramal Antimary, no município do Bujari.

Em 2024 ela participou da edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) que aconteceram na cidade de Recife (PE). “Estou indo pela primeira vez aos Jogos da Juventude e espero trazer medalhas para a nossa escola e para o nosso estado”, frisou.

Thalita Bento é da zona rural do Bujari e irá competir no atletismo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Thalita estava acompanhada da mãe, Raimunda Bento da Silva. “A sensação de ver minha filha representando o Acre é muito boa. Eu não esperava por isso, mas estou muito orgulhosa e quero muito que ela invista nisso, no esporte”, ressaltou.

Outra Talita, a Farias, é estudante do terceiro ano da Escola Clícia Gadelha e irá representar o estado no handebol. “É a primeira vez que participo. Estou realizando um sonho. Vou buscar trazer o título, mas somente em representar o estado, a nossa escola e a nossa equipe já é uma vitória”, ressaltou.

Fonte: Governo AC