Ministério das Comunicações autoriza retransmissões de canais digitais de TV em MT, RJ e SC

Geral

O Ministério das Comunicações autorizou nesta sexta-feira (5) empresas a retransmitirem canais digitais de TV em cidades do Mato Grosso, Rio de Janeiro e Santa Catarina. 

As outorgas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). 

A TV Veja News Ltda. recebeu outorga para retransmitir em Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra, no MT. No mesmo estado, a Rede Pioneira de Radiodifusão foi autorizada a operar em Nova Mutum e Colíder. 

No Rio de Janeiro, a Televisão Cidade Modelo fará retransmissão em Casimiro de Abreu. E em Santa Catarina, a Fundação Osny Jose Gonçalves Televisão Bela Aliança vai atuar em Rio do Campo, Otacílio Costa e Ascurra. 

“A expansão dos canais digitais, por meio das retransmissões, é fundamental para levar informação e entretenimento de qualidade a todos os cantos do Brasil, principalmente em localidades mais remotas. Essas autorizações constantes são importantes porque proporcionam a milhares de brasileiros o acesso a uma imagem de melhor qualidade e com menos risco de interferência de outros canais”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. 

RTV 

O serviço tem a finalidade de retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de estações geradoras de televisão, possibilitando que sejam recebidos em locais onde não são alcançados diretamente ou onde chegam em condições técnicas inadequadas. As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV poderão retransmitir os sinais oriundos de estações geradoras de TV comercial ou educativa. 

As autorizações para execução do serviço de RTV podem ser concedidas em caráter primário (canal protegido de interferências) ou secundário (canal sem proteção contra interferências). Em ambos os casos, são concedidas de forma precária, por se tratar de serviços ancilares ao serviço de radiodifusão de sons e imagens (TV). 

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações