Os Jogos da Juventude Caixa chegam a Brasília em 2025 com a marca de maior edição da história. De 10 a 25 de setembro, quase 5 mil jovens atletas de todas as regiões do país disputarão medalhas em 20 modalidades esportivas. A competição, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), tem patrocínio de empresas viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte e a participação de beneficiados de até 17 anos pelo programa Bolsa Atleta.
A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, ressalta a relevância da competição para o desenvolvimento de jovens talentos. “Os Jogos da Juventude dialogam diretamente com as políticas públicas da nossa secretaria, incentivando a base do esporte brasileiro. Muitos dos nossos atletas do Bolsa Atleta iniciaram suas trajetórias nessa competição”, acentua.
Para ela, essas competições também demostram o poder do esporte para o desenvolvimento econômico do país, revelando sua capacidade operacional e competência em sediar grandes eventos. A SNE [Secretaria de Excelência Esportiva] tem sido uma grande aliada, junto às confederações brasileiras, no fomento ao esporte — tanto de base quanto de alto rendimento. Quando conseguimos fazer isso em casa, é melhor: geramos economia, incentivamos novos atletas e fortalecemos o esporte”, completa.
O Ministério do Esporte também vem ampliando os investimentos no esporte de base. Em 2024, o programa Bolsa Atleta beneficiou 125 jovens que participaram dos Jogos da Juventude, com um investimento total de R$ 615 mil.
Outro ponto de destaque é o Centro de Convivência, que abriga todas as ativações extracompetição, o restaurante, com capacidade para servir 800 refeições simultaneamente, salas de trabalho do Comitê Organizador e, ao menos, uma instalação esportiva. O GDF ofereceu o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), considerado um local de excelência para tudo que será realizado no local durante os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025.
- Fotos: COB/Divulgação
Jogos da Juventude 2025
Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 são reconhecidos como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico brasileiro. Diversos ídolos do esporte brasileiro também já participaram dos Jogos da Juventude CAIXA no início de suas carreiras, como como as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes, ambas do judô, e Duda Lisboa, do vôlei de praia; os medalhistas olímpicos Alison dos Santos “Piu”, Caio Bonfim e Rosângela Santos, do atletismo; Mayra Aguiar, William Lima e Larissa Pimenta, do judô; Fernando Scheffer, da natação; Ana Cristina Souza, Roberta Ratzke, Rosamaria Montibeller e Carolina, do vôlei; além de Rodrygo, jogador da seleção brasileira masculina de futebol e do Real Madri.
Maior evento multiesportivo do Brasil para atletas de até 17 anos, a competição, neste ano, volta aonde tudo começou, já que o Distrito Federal foi a sede da primeira edição evento, em 2000. São 20 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
Com exceção do futsal, que não é modalidade olímpica, cada uma das outras modalidades terão um atleta consagrado como embaixador: Bia Souza, no judô; Bárbara Domingos, na ginástica rítmica; Luisa Baptista, no triatlo; Renato Rezende, no ciclismo; Luccas Abreu, no tiro com arco; Rosângela Santos, no atletismo; Bruninho, no voleibol; Ketleyn Quadros, no judô; Duda Amorim, no handebol; Janeth Arcain, no basquete; Giullia Penalber, no wrestling; Guilherme Toldo, na esgrima; Agatha Rippel, no vôlei de praia; Luccas Abreu, no tiro com arco; Fabiana Silva, no badminton; Lígia Silva, no tênis de mesa; Fabiana Beltrame, no remo; Allan do Carmo, em águas abertas; e Maria Clara Pacheco, no taekwondo.
Antidopagem
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), vinculada ao Ministério do Esporte, estará presente de forma marcante nos Jogos da Juventude 2025, com um conjunto especial de ações educacionais voltadas a atletas, técnicos, equipes de apoio e público em geral.
Em um espaço interativo planejado e montado pelo COB, a equipe da ABCD se revezará ao longo dos 17 dias para atender os presentes, oferecendo informação de qualidade, atividades lúdicas e vivências práticas.
As atrações do espaço ABCD incluirão simulação de controle de dopagem, na qual os participantes poderão acompanhar como é realizada uma coleta de amostras; dinâmicas educativas sobre a Lista de Substâncias Proibidas e medicamentos de uso cotidiano que podem conter substâncias dopantes; e brincadeiras e testes de conhecimento, para estimular a reflexão sobre ética, saúde e espírito esportivo.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte