Goiás rumo à 6ª Teia Nacional: Rede de Pontos de Cultura se reúne em Inhumas

Cultura

A Teia Estadual de Pontos de Cultura de Goiás começou nesta quinta-feira (4), no município de Inhumas, abrindo o calendário oficial das etapas preparatórias para a 6ª Teia Nacional, que será realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) em março de 2026, no Espírito Santo. A programação segue até domingo (7), com atividades artísticas, oficinas, formações, rodas de conversa, feira de economia criativa.

Na abertura, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rolemberg, enfatizou a importância da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) no reconhecimento dos grupos culturais comunitários e a articulação da rede goiana em promover um evento representativo com a participação da sociedade civil e dos governos federal, estadual e municipal.

“A Cultura Viva é uma política pública potente, mas que ainda não é universal, ainda não está em todos os lugares. A gente quer ser uma Cultura Viva para todos e acender esses pontos em todo o país, reconhecendo várias manifestações culturais, vários modos de viver, várias expressões, vários conhecimentos tradicionais. Que possamos ter uma política Cultura Viva do tamanho do Brasil, esse é o grande sonho”, disse.

Alinhado ao tema da 6ª Teia Nacional, que convida os Pontos de Cultura a refletirem sobre a justiça climática, Goiás trouxe para seu encontro o mote povos, saberes e natureza. “É um tema muito atual, que mobiliza o mundo. A gente vive a mudança climática. Todos nós temos que ser responsáveis pelo nosso planeta. E o Brasil é um país muito privilegiado na sua natureza. Ele também tem que ser privilegiado nas suas conquistas, pela igualdade, por um país mais inclusivo, mais justo. E a cultura não é ir só ao teatro e ler um livro. É isso e é muito mais. A cultura é um sentimento de povo, é um sentimento de alma, é a gente ter orgulho do que a gente é”, acrescentou.

A Teia de Goiás foi organizada pelo Pontão de Cultura Associação Amigos das Artes (Amdar), em articulação com coletivos culturais locais e parceiros da sociedade civil. A entidade, que integra a rede de 42 Pontões de Cultura fomentados pelo MinC, conquistou um edital da Secretaria Estadual de Cultura, executado com recursos federais, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, para realizar o evento. Antes da etapa estadual, foram realizadas cinco micro teias para mobilizar a rede goiana.

“Somos uma associação de mais de 300 artistas e artesãos no município de Inhumas, que hoje tem uma população de 70 mil habitantes. Estamos muito felizes em poder receber vocês aqui. Nós temos uma vasta programação, o nosso cronograma está com grupos de trabalho, oficinas, formação, atrações artísticas”, anunciou Alerheia Martins, representante do Pontão.

O objetivo das Teias é celebrar a diversidade cultural, promover a integração dos Pontos de Cultura e ser um espaço de reflexão e fortalecimento da Cultura Viva nos territórios. Goiás tem 151 Pontos de Cultura reconhecidos em 54 dos 246 municípios. Com os recursos do primeiro ciclo da Aldir Blanc, recebeu, pelo menos, R$ 13 milhões do Governo Federal para investimento na PNCV, somando os valores enviados ao estado e aos 25 municípios com obrigatoriedade de aplicar recursos na Cultura Viva.

“Nós temos recursos do Ministério da Cultura em 246 municípios goianos. Serão 246 municípios executando a Política Nacional Aldir Blanc nesses próximos ciclos. E será sociedade civil organizada que vai garantir que esse recurso cheguem na ponta. Então, esse processo aqui é muito importante, esse alinhamento entre município, estado e sociedade civil. Vai ter cultura em todo município. É importante saber que só são 25 municípios que têm obrigatoriedade de investir na Cultura Viva aqui, mas nós temos diversos municípios que falaram: nós temos Pontos de Cultura e vamos garantir edital”, explicou o coordenador do escritório do MinC em Goiás, Milton Gonçalves.

Presente no evento, o secretário de Cultura de Inhumas, Charles Montanini, falou sobre a importância dos Pontos de Cultura para a população. “A cultura é um campo maravilhoso, desafiador. A gente é muito grato a Deus por todos vocês, pelo trabalho lindo que desenvolvem em seus municípios, pelos espaços dos Pontos de Cultura, que é a casa de todos os cidadãos, onde todos são bem acolhidos, e ali tem a oportunidade desenvolver as suas habilidades”, destacou.

Nesta sexta-feira (5), os destaques da programação foram a realização do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, onde foram eleitos os delegados da etapa nacional, e o Encontro de Gestores Municipais de Cultura de Goiás, momento em que os participantes puderam tirar dúvidas sobre as políticas do Ministério da Cultura. Além da secretária Márcia, participaram da reunião Também participaram da abertura o diretor de Políticas para Trabalhadores da Cultura e da Economia Criativa do MinC, Deryk Vieira Santana, e representantes do Comitê de Cultura de GO e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura.

Fonte: Ministério da Cultura