Neste 5 de setembro, Dia da Amazônia, o Brasil reafirma seu papel de protagonista na pauta climática global. Em novembro, Belém (PA) será a sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), um marco que reunirá líderes de todo o mundo para debater preservação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento inclusivo, com a floresta amazônica no centro das discussões.
“A COP30 une preservação, economia e turismo. Belém está sendo preparada para mostrar ao mundo a força da Amazônia na agenda climática global”, destaca o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino.
O ministro Celso Sabino está atuando diretamente em uma força-tarefa para fazer da COP da Floresta uma edição histórica. Para isso, o Ministério do Turismo destinou R$ 172 milhões via Fungetur para ampliar e modernizar a rede hoteleira de Belém, enquanto o governo federal já assegurou mais de mil acomodações para delegações estrangeiras e reforçará a oferta de hospedagem com duas embarcações com capacidade conjunta para 6 mil pessoas.
Até o momento, mais de 60 países já confirmaram presença na Conferência, entre eles Egito, Singapura, Noruega, Japão, República Democrática do Congo, Arábia Saudita, Portugal e Espanha.
Conhecida como a COP da Floresta, a COP30 representará uma oportunidade única para que líderes mundiais discutam as emergências climáticas a partir do maior bioma do planeta, dando protagonismo à Amazônia como símbolo e palco das soluções para o futuro.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo