O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), foi agraciado com o prêmio “Humane Policy Leader” durante o 13º World Congress on Alternatives (WC13), realizado no Rio de Janeiro, entre 31 de agosto e 4 de setembro.
A distinção foi concedida pela organização Humane World for Animals, que atua globalmente na promoção de métodos alternativos ao uso de animais (NAMs). O reconhecimento se deve à Portaria nº 560/2022, que autorizou a dispensa de testes de inocuidade em vacinas veterinárias, medida que reduz significativamente a utilização de animais no controle de qualidade, sem comprometer a segurança sanitária.
O Mapa foi representado pelo secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, pelo secretário adjunto, Allan Rogério de Alvarenga, e pelo coordenador de Gestão de Demandas Laboratoriais da Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários (CDL/CGAL), Marcos Vinícius de Santana Leandro Júnior.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, a conquista reforçou o compromisso da SDA com políticas públicas sustentáveis e alinhadas às melhores práticas internacionais. “Receber este prêmio é um reconhecimento ao trabalho da Secretaria de Defesa Agropecuária em promover uma ciência mais ética e inovadora. A Portaria nº 560/2022 é um marco que possibilita a dispensa dos testes de inocuidade em animais no controle de qualidade de vacinas veterinárias, mantendo mecanismos de segurança como a farmacovigilância e a possibilidade de retomada dos testes sempre que necessário”, destacou.
O reconhecimento internacional evidencia o compromisso do Brasil em avançar em políticas públicas sustentáveis e inovadoras, reforçando o protagonismo nacional na adoção de alternativas éticas, eficazes e seguras para a saúde animal.
Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br