A Caravana do Brasil Antenado, projeto do Ministério das Comunicações executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), segue percorrendo municípios do Maranhão para divulgar o programa que distribui kits de antenas parabólicas a famílias de baixa renda. A iniciativa já passou por Parnarama, Fortuna e São Luís e, nesta segunda-feira (15), chega a Porto Rico do Maranhão, seguindo amanhã para Apicum-Açu.
O projeto vai chegar a 173 municípios em 10 estados brasileiros, levando informação, conectividade e acesso a serviços para regiões remotas e com infraestrutura digital limitada. Nesta primeira fase, que vai até 11 de outubro, a carreta customizada do Brasil Antenado visitará 44 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pará e Maranhão, ampliando a divulgação do programa e fortalecendo o acesso à informação.
“O Brasil Antenado é uma iniciativa que conecta famílias, leva informação e promove inclusão digital. Queremos garantir que todos os brasileiros, mesmo em regiões mais remotas, tenham acesso à tecnologia e aos serviços essenciais”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Além da caravana, um cinema itinerante acompanha a iniciativa, oferecendo experiências educativas e informativas aos moradores das cidades visitadas.
PROGRAMA
O programa Brasil Antenado promove o agendamento da instalação gratuita da nova parabólica digital para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. O equipamento garante acesso gratuito a uma programação com mais de 100 canais, som e imagem em alta definição e maior estabilidade de sinal.
A iniciativa prioriza regiões com cobertura inexistente ou precária de TV. Dividido em três fases, o programa prevê atender 323 municípios de 16 estados até abril de 2026.
Em cada município visitado, a caravana personalizada permanece por um dia com ações exclusivas, oferecendo atendimento presencial com informações detalhadas sobre o projeto, orientações para agendamento da instalação gratuita e demonstrações práticas das vantagens da nova parabólica digital.
O objetivo é garantir que a população conheça e compreenda os benefícios dessa política pública do Ministério das Comunicações e da Anatel, executada pela EAF.
CRONOGRAMA
Abaixo, as cidades percorridas pela caravana:
* Porto Rico do Maranhão (15.set.)
* Apicum-Açu (16.set.)
* Turiaçu (17.set)
* Bacuri (18.set)
* Serrano do Maranhão (19.set)
* Pedro do Rosário (20.set)
* Marajá do Sena (22.set)
* Arame (23.set)
* Itaipava do Grajaú (24.set)
* Jenipapo dos Vieiras (25.set)
* Catanhede (26.set)
* Santo Amaro do Maranhão (27.set)
* Chapadinha (1.out.)
* Afonso Cunha (2.out.)
* Pirapemas (3.out.)
323 cidades
Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, até abril de 2026:
* Fase A (14.julho a 12.outubro): 77 municípios em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) — mais de 220 mil famílias aptas a receber os kits.
* Fase B (13.outubro a 11.janeiro): 138 municípios em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) — mais de 228 mil famílias aptas.
* Fase C (12.janeiro.2026 a 12.abril.2026): 108 municípios em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS) — mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa de cidades está disponível no site oficial ‘brasilantenado.org.br’.
AGENDAMENTO GRATUITO
As famílias inscritas no CadÚnico nas cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital.
Mais informações: ‘www.brasilantenado.org.br’.
Com informações da EAF
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações


 
	 
						 
						