Brasil é eleito para conselhos da União Postal Universal (UPU)

Geral

O Brasil foi eleito para integrar o Conselho de Administração e o Conselho de Operações Postais da União Postal Universal (UPU) no mandato 2026-2029. O país obteve a maior votação da região do hemisfério Ocidental. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (18), durante o 28º Congresso Postal Universal, que ocorre em Dubai.

O Conselho de Administração é composto por 41 países-membros e reúne-se anualmente. Ele assegura a continuidade do trabalho da UPU entre os Congressos, supervisiona as suas atividades e estuda questões regulamentares, administrativas, legislativas e jurídicas.

“Essa eleição é o reconhecimento da liderança do Brasil no setor postal e da nossa capacidade de contribuir com soluções inovadoras que fortalecem a integração global e aproximam ainda mais os cidadãos dos serviços públicos essenciais”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Já o Conselho de Operações Postais é composto por 48 países-membros, eleitos durante o Congresso. O programa de trabalho dele visa auxiliar os Correios na modernização e atualização de seus produtos e serviços postais. Ele aborda os aspectos operacionais, econômicos e comerciais do negócio postal. O órgão também faz recomendações aos países-membros sobre padrões para processos tecnológicos, operacionais ou outros, dentro de sua competência, onde práticas uniformes são necessárias.

Congresso

O Brasil participa da 28º Congresso Postal Universal com representantes do Ministério das Comunicações e dos Correios desde 8 de setembro, quando foram abertos os trabalhos nos Emirados Árabes.

No centro das discussões estão temas como transformação digital, inovação tecnológica, eficiência operacional, sustentabilidade e ampliação do acesso a serviços postais inclusivos. O Brasil participa ativamente dos debates e defende a modernização do setor, alinhada às melhores práticas internacionais.

Durante o congresso, também foi discutida e aprovada a nova estratégia postal que vigerá pelo ciclo de Dubai (2026/2029). A estratégia é o direcionamento do setor postal no mundo.

Com voz ativa no Congresso, o país busca fortalecer sua posição no cenário global e contribuir para soluções inovadoras que beneficiem toda a sociedade. Até 19 de setembro, a delegação brasileira estará envolvida em painéis técnicos, sessões deliberativas e encontros bilaterais que ajudarão a moldar o futuro dos serviços postais no mundo.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

 

Fonte: Ministério das Comunicações