Roda de conversa destaca protagonismo da família no tratamento de crianças no Centro de Reabilitação

Acre

O Centro Especializado em Reabilitação (CER III) promoveu, nesta terça-feira, 23, em Rio Branco, uma ação inédita voltada para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos atendidos na unidade. A iniciativa reuniu crianças com demandas de terapia ocupacional voltada para o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outros transtornos, além de seus familiares, em um momento de integração e troca de experiências.

Evento promoveu atividades destinadas aos pais e seus dependentes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Enquanto as crianças participaram de uma oficina de pintura, acompanhadas por profissionais e estagiários do curso de Psicologia do Centro Universitário Uninorte, os pais tiveram a oportunidade de dialogar, em uma roda de conversa, com psicólogos, abordando temas como autoestima, protagonismo familiar, colaboração nas terapias, dinâmica em casa e definição de limites.

A psicóloga e professora da Uninorte Danielle Sampaio destacou a relevância da atividade por envolver diretamente a família no processo terapêutico. “Quando trabalhamos com a criança, é fundamental trabalhar também com a família. Esse momento de acolhimento aos pais contribui para o bem-estar deles e impacta positivamente na qualidade de vida das crianças atendidas pelo CER. Além disso, é uma oportunidade para que os acadêmicos coloquem em prática a teoria estudada e para que a comunidade receba orientações valiosas”, disse.

Danielle Sampaio é psicóloga e professora da Uninorte. Foto: Agnes Cavalcante/Sesacre

O psicólogo do CER III, Talysson Rocha, reforçou que a proposta amplia a assistência prestada pela unidade: “O desenvolvimento da criança não acontece apenas na terapia, mas também em casa. Por isso, é essencial ressaltar o protagonismo dos pais e a importância da colaboração contínua. Nosso objetivo é alinhar família e tratamento para garantir melhores resultados”.

Talysson Rocha psicólogo do CER 3; “Essencial ressaltar o protagonismo dos pais”. Foto: Agnes Cavalcante/Sesacre

Os pais presentes na atividade ressaltaram o impacto da roda de conversa. “Sempre há dúvidas que precisam ser esclarecidas. Esse diálogo nos ajuda a voltar para casa mais tranquilos, fortalecendo nossa compreensão sobre inclusão social e sobre como apoiar melhor nossos filhos”, declarou Luiz Lima, que levou seu filho de 6 anos para participar do evento.

Luiz Lima levou o filho de 6 anos para participar do evento. Foto: Agnes Cavalcante/Sesacre

A secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Cristina Moares, acompanhou a atividade e destacou a importância de também cuidar dos cuidadores. “Essa é uma iniciativa que já vínhamos planejando, e ver a interação dos pais, compartilhando experiências e recebendo orientações, mostra como esse trabalho é essencial. Nosso objetivo é dar continuidade e ampliar cada vez mais essa ação não apenas na capital, mas também nas regionais. Portanto, não poderia deixar de lembrar a assinatura da ordem de serviço feita pelo governador Gladson Camelí nesta semana para a implantação de um novo Centro Especializado em Reabilitação em Brasileia, que vai ampliar a rede de atendimento e garantir que mais famílias tenham acesso a um serviço especializado de qualidade”, destacou.

Fonte: Governo AC