A parceria entre o Brasil e a ONU Turismo no desenvolvimento de ações conjuntas de fortalecimento do setor foi o assunto de reunião realizada nesta quarta-feira (24.09), em Brasília (DF), entre o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin; o ministro do Turismo, Celso Sabino, e a secretária-geral eleita do organismo internacional, Shaikha Nasser al Nowais.
Candidata dos Emirados Árabes Unidos ao comando do braço da Organização das Nações Unidas para o turismo, Shaikha al Nowais teve sua eleição decidida durante a 123ª reunião do Conselho Executivo da entidade, presidido pelo ministro Celso Sabino. Primeira mulher a comandar a ONU Turismo, Shaikha disputou o cargo com representantes de outros países.
Celso Sabino celebra avanços na colaboração junto à organização. “A ONU Turismo, que já possui no Brasil seu primeiro escritório para as Américas e o Caribe, tem sido grande parceira em iniciativas que buscam reforçar o desenvolvimento sustentável do setor. É com esse espírito de cooperação multilateral que nosso país vai seguir contribuindo para mais conquistas”, frisa.
Além da unidade da ONU Turismo no Rio de Janeiro (RJ), estratégica para a atração de visitantes e investimentos ao país, o Ministério do Turismo brasileiro coopera com a entidade em outras frentes. No início de 2025, por exemplo, houve o lançamento do guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil”, que estimula a participação estrangeira no setor.
Também participaram da reunião desta segunda-feira com o presidente em exercício Geraldo Alckmin, o diretor do Escritório da ONU Turismo no Brasil, Heitor Kadri, e o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo brasileiro, João Ricardo Viegas, além de representantes da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no país, entre outras autoridades.
EVENTOS INTERNACIONAIS – Outro avanço da parceria entre o Brasil e a ONU Turismo é a atração de eventos internacionais. Em fevereiro de 2026, de forma inédita no Brasil, Santarém (PA) sediará o Fórum Mundial do Turismo Gastronômico da entidade. O evento vai reunir chefs renomados e representantes do setor turístico para debater inovação, cultura e o desenvolvimento econômico por meio da culinária.
O território brasileiro será igualmente palco, no próximo ano, da 3ª Cúpula de Turismo da ONU Turismo para a África e as Américas. Na ocasião, lideranças do ramo dos dois continentes discutirão, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), ações conjuntas de desenvolvimento sustentável e inclusivo no segmento, favorecendo benefícios como o aumento da oferta de emprego e renda no ramo.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo