Nesta sexta-feira, 26 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) recebeu professores da educação básica, pesquisadores, matemáticos, gestores e demais profissionais como parte da programação do 8º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, promovido pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat), em parceria com o MEC e a Universidade de Brasília (UnB).
Com foco no Compromisso Nacional Toda Matemática, política a ser lançada pelo MEC, as pautas do encontro técnico se organizaram em torno de dois painéis, sobre currículo e formação docente, que destacaram a importância de consolidar padrões de ensino que assegurem qualidade e equidade na aprendizagem em todo o país, reforçando o compromisso com um currículo que dialogue com as necessidades reais dos estudantes. Também foi ressaltada a necessidade de melhorar os índices de alfabetização matemática, por meio de práticas mais efetivas em sala de aula e da valorização da formação docente como eixo central para a transformação do ensino.
A diretora de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Hilda Linhares, ressaltou que a temática é uma questão importante e necessita do compromisso dos docentes desde os anos iniciais. “Nesse momento da história, é uma oportunidade muito grande nos aprofundarmos em um debate sobre a aprendizagem da matemática desde a educação infantil, porque esse é um tema urgente”.
Para os profissionais presentes, estar no espaço institucional do ministério reforçou a relevância do debate e deu visibilidade às pautas discutidas, além de fomentar o intercâmbio entre culturas e experiências. “É uma oportunidade de a gente conhecer os atores e representantes dos outros estados nesse debate. A gente sabe da importância do investimento para melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática, sobretudo na educação básica. Então esse tipo de encontro é indispensável”, afirmou Luciana Andrade, participante do evento e representante da Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte.
Participaram dos painéis temáticos, organizados pela Secretaria de Educação Básica do MEC, além do Inep, instituições como a Universidade Federal do Ceará; o Instituto Federal de São Paulo; a Sociedade Brasileira de Matemática; e as organizações Profissão Docente, Fundação Itaú Social e Grupo Mathema. Também estiveram presentes os articuladores técnicos representantes das 27 unidades federativas do país, que integrarão a Rede Nacional de Ancoragem do Toda Matemática.
Simpósio – O 8º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, realizado de 25 a 28 de setembro de 2025, em Brasília, tem como tema “Dialogar sobre a Matemática para um Brasil Inclusivo: currículo, equidade e neurociência” e busca promover a reflexão sobre práticas inclusivas e antirracistas; a construção de currículos mais equitativos; e o papel da neurociência nos processos de ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento.
A programação envolve minicursos, oficinas, debates, pôsteres, relatos de experiência e atividades culturais, organizadas em 17 eixos temáticos. Mais do que um encontro acadêmico, o simpósio se consolida como um espaço de socialização de experiências e de construção coletiva de propostas que unem pesquisa, prática docente e políticas públicas, valorizando o protagonismo dos professores e contribuindo para o fortalecimento da qualidade do ensino da matemática no Brasil.
Compromisso – O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política pública voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática, que visa assegurar o direito ao ensino da matemática de qualidade para todos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico e dos resultados de aprendizagem matemática dos alunos ao longo de toda a educação básica, por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino e escolas em diversas estratégias. O Compromisso pretende reduzir desigualdades regionais, impulsionando a aprendizagem e consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país como um todo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação