Mais um espaço para diálogo com a população sobre as políticas do livro, leitura e bibliotecas. O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), participa, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Mato Grosso, da primeira edição da Bienal Pantanal – Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul.
Na programação, o secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura, Fabiano Piúba; o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Jéferson Assumção; e a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Marina Rabelo, estarão presentes em mesas sobre a construção do novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL 2025-2035) e conversas sobre o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Os encontros, abertos ao público, ocorrem no Auditório Tertuliano Amarilha e no Germano de Barros.
PNLL
O PNLL está na reta final de sua construção. trata-se de uma importante política pública que orienta ações voltadas para ampliar o acesso ao livro, fortalecer bibliotecas e estimular a formação de leitores em todo o país. O documento coloca em evidência o direito à leitura em uma prática cotidiana, capaz de fortalecer a educação, a cultura e a cidadania.
A Bienal Pantanal será marcada por atividades desenvolvidas em dois eixos principais. Território, Culturas e Geopolíticas terá 17 conferências envolvendo 13 temas diferentes e Tecnologias Digitais, Sociedade e Mercado: O Mundo Contemporâneo vai contar com seis conferências desenvolvidas em seis temas distintos.
O evento ainda vai abrigar o Seminário Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Seminário Economia Criativa, curso de escrita criativa, oficinas de quadrinhos, shows musicais e a Mostra Curta Bienal, além do Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
O evento é uma realização dos institutos Ímole e Curumins e conta com parceria do MinC, por meio do Fundo Nacional de Cultura e Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
Saiba mais
Serão nove dias com mais de 70 atividades gratuitas divididas em 108 horas de programação. De segunda a sexta, a Bienal Pantanal funciona entre 9h e 21h, e no sábado e domingo das 10h às 22h. O público que prestigiar o evento no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo vai poder adquirir publicações das principais editoras literárias do país que estarão espalhadas em estandes em uma área de 600 m² do complexo.
A I Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul terá 26 convidados dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Goiás e do Distrito Federal. Haverá também uma presença marcante de 32 convidados sul-mato-grossenses, entre escritores, palestrantes e mediadores. Autores e autoridades do Paraguai e Argentina também estão garantidos na programação.
Serviço:
Bienal Pantanal – I Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul
Data: 4 a 12 de outubro de 2025
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo
Mais informações: www.bienalpantanal.com.br e @bienalpantanal
Programação:
05 de outubro
16h no Auditório Tertuliano Amarilha
Palestrante: Fabiano Piúba (DF) – secretário do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas/ MinC
Mediadora: Melly Sena (MS)
Seminário Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) – livro E Leitura Da Era Digital
06 de outubro
09h no Auditório Tertuliano Amarilha
Palestrante: Jéferson Assumção (DF) – diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas/ MinC
Mediadora: Melly Sena (MS)
Seminário Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) – livro E Leitura Da Era Digital
07 de outubro
09h às 12h no Auditório Germano de Barros
Palestrantes: Melly Sena (MS) – diretora de memória e patrimônio cultural da FCMS e Marina de Lima Rabelo (DF) – coordenadora do SNBP da Secretaria do Livro (MinC)
Seminário do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL)
XVIII Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso do Sul
Fonte: Ministério da Cultura